Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5316
Título: Sistema de previsão de consumo de energia elétrica em curto prazo em função da variável temperatura utilizando redes neurais
Autor(es): Frederico Dias Diniz, Carlos
Palavras-chave: Redes Neurais Artificiais; Previsão de consumo de energia; Regional Elétrica; Temperatura; Combinação de modelos
Data do documento: 31-Jan-2011
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Frederico Dias Diniz, Carlos; Ribeiro Barbosa de Aquino, Ronaldo. Sistema de previsão de consumo de energia elétrica em curto prazo em função da variável temperatura utilizando redes neurais. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Resumo: Na operação de um sistema de distribuição de energia elétrica, uma das etapas mais importante é a determinação da operação horária e diária, que determina as metas de distribuição da energia nas próximas horas ou dias, visando atender à demanda dos seus clientes. Assim, do ponto de vista do planejamento da operação, é necessário que se conheça previamente o consumo de energia de cada barramento utilizando-se previsões de curtíssimos prazos. Este trabalho teve como objetivo desenvolver modelos de previsão utilizando Redes Neurais Artificiais com topologia de MLP (Perceptrons Multicamadas) com horizontes de previsão horária de 7 e 14 dias para alguns barramentos do sistema de distribuição da Companhia Energética de Pernambuco. Duas metodologias são implantadas: a primeira cria dois modelos com base em dados horários de consumo de energia e temperatura média diária; a segunda cria, através de combinações, mais dois modelos utilizando como dados de entrada os modelos criados na primeira metodologia. Fazendo-se a comparação dos MAPE (Erro Médio Absoluto Percentual), conclui-se que os modelos obtidos por combinação na segunda metodologia apresentam maior incidência de menores MAPE (erro médio absoluto percentual) em comparação aos modelos apresentados na primeira metodologia. Por fim, foram realizadas também comparações dos resultados de MAPE destes modelos com os resultados de MAPE obtidos nos modelos em dois projetos de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), o PREVER e o PCD, ambos desenvolvidos pela UFPE em parceria com a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe)
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5316
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia Elétrica

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5615_1.pdf1,59 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.