Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53155
Share on
Title: | Avaliação da cartilha educativa “A primeira infância é o tempo certo de plantar” por cuidadores de crianças de 0 a 6 anos |
Authors: | SANTOS, Ruth Silva dos |
Keywords: | Desenvolvimento infantil; Educação em saúde; Parentalidade; Tecnologia educacional |
Issue Date: | 3-Oct-2023 |
Citation: | SANTOS, Ruth Silva dos. Avaliação da cartilha educativa "A primeira infância é o tempo certo de plantar" por cuidadores de crianças de 0 a 6 anos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | O estudo teve como objetivo descrever o processo de avaliação da cartilha educativa “A primeira infância é o tempo certo de plantar” por cuidadores de crianças de 0 a 6 anos, em contexto comunitário. Trata-se de uma pesquisa metodológica, com abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de dois grupos focais realizados em datas e locais distintos, sendo o primeiro uma organização de apoio social, e o segundo uma Unidade de Saúde da Família, ambos em Recife-PE. Participaram 14 pais/cuidadores, selecionados por conveniência. Para a coleta de dados, foram realizadas duas intervenções educativas mediadas pela cartilha educativa. Utilizou-se o método de Análise Temática proposto por Gibbs (2009) para interpretação dos dados qualitativos, e o material educativo foi avaliado através de frequência simples, sendo considerado adequado. Para codificação e recorte das temáticas, foi usado o software Atlas TI 8.0. Foram criados 93 códigos, agrupados em 3 categorias temáticas: 1) Práticas parentais; 2) Habilidades socioemocionais das crianças; e 3) Impressões sobre a tecnologia educacional, as quais foram subdivididas em: 1.1 Fatores que influenciam as práticas parentais; 1.2 Práticas parentais negativas; 1.3 Práticas parentais positivas; 2.1 Habilidades socioemocionais observadas nas crianças; 2.2 Percepção dos cuidadores sobre o desenvolvimento das crianças; 2.3 Desafios enfrentados pelos cuidadores no cuidado à criança; 3.1 Expectativas e impressões sobre a tecnologia educacional e a participação no grupo; e 3.2 Interesse dos cuidadores na temática. O uso da cartilha para subsidiar uma atividade educativa oportunizou a troca de experiências e aquisição de novos conhecimentos acerca do desenvolvimento infantil, bem como os comportamentos-chaves que devem ser desempenhados pelos pais/cuidadores para ajudar as crianças nesse processo. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53155 |
Appears in Collections: | (TCC) - Enfermagem |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Ruth Silva dos Santos.pdf | 2,25 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License