Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53146

Comparte esta pagina

Título : Física moderna contemporânea no ensino médio: análise das novas propostas curriculares dos estados do Nordeste.
Autor : SILVA, Aline Maria da
Palabras clave : Currículo de ensino; Física moderna contemporânea; Nordeste
Fecha de publicación : 4-oct-2023
Citación : SILVA, Aline Maria da. Física moderna contemporânea no ensino médio: análise das novas propostas curriculares dos estados do Nordeste. 2023. Trabalho de conclusão de Curso Licenciatura em Física - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Resumen : O presente trabalho consiste em numa pesquisa de caráter qualitativo nos novos currículos de ensino médio da região Nordeste, a fim de verificar a recorrência dos conteúdos de Física Moderna Contemporânea e fazer reflexões, discussões sobre os dados obtidos e suas implicações. Através de uma coleta eletrônica feita nos referenciais curriculares, verificou-se que dos nove estados, apenas seis apresentavam conteúdos correspondentes, e desses seis, apenas dois contemplavam uma maior quantidade de objetos de conhecimento. Para discussão dos resultados, foi levada em consideração a importância que tem a aprendizagem da física moderna para enriquecer a construção do pensamento científico e trazê-la para a realidade do aluno; o contexto histórico da elaboração das grades curriculares e a proposta apresentada para o novo ensino médio através da Base Nacional Curricular Comum. Nesse novo formato para a educação básica, disciplinas eletivas são ofertadas juntamente com as obrigatórias, tradicionalmente já lecionadas. Essa possibilidade, acabou estreitando as áreas de conhecimento ensinadas nas escolas. Acrescentando as dificuldades que docentes encontram em aplicar a física moderna, a distância que muitos estudantes tem dessa abordagem, e a não relevância dada pelos estados na montagem dos currículos, o resultado é um Nordeste com jovens que possuirão noções de Física Clássica mas não terão quase nenhuma dimensão do que existe além, mais profundamente, refletido na evolução tecnológica e científica acontecendo no mundo que o cerca.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53146
Aparece en las colecciones: TCC - Física - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Aline Maria da Silva.pdf522,86 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons