Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5314

Compartilhe esta página

Título: Compostagem e solarização para higienização de lodo de esgoto e uso no cultivo de Cássia Amarela (Senna siamea Lam)
Autor(es): SILVA, Ronaldo Faustino Da
Palavras-chave: gestão; Produção de mudas; Higienização; Lodo anaeróbio
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Faustino Da Silva, Ronaldo; Takayuki Kato, Mario. Compostagem e solarização para higienização de lodo de esgoto e uso no cultivo de Cássia Amarela (Senna siamea Lam). 2007. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Abstract: O lodo de esgoto é o principal resíduo produzido nas Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs), cuja destinação tem despertado a atenção de diversos órgãos governamentais e instituições de pesquisa. Atualmente, existe uma tendência mundial em se priorizar as alternativas que promovam a reciclagem do lodo. A disposição adequada do lodo de esgoto é fundamental, a fim de se evitar potenciais prejuízos ambientais. Novos tratamentos higienizantes são necessários para a utilização do lodo produzido por digestão anaeróbia na reciclagem em agricultura visando reduzir o risco para saúde humana e animal. Neste contexto, este trabalho teve como objetivos: (i) Avaliar o efeito da compostagem e solarização no controle de patógenos presentes em lodo de esgoto anaeróbio (ii) Avaliar a viabilidade do uso de lodo de esgoto como componente do substrato para produção de mudas de Senna siamea Lam. A higienização por compostagem e solarização mostraram-se eficientes na inviabilização de ovos de helmintos, indicando a viabilidade técnica dos processos propostos. Constatou-se que as mudas responderam de maneira distinta às doses de lodo. Recomenda-se o uso de lodo de esgoto para produzir mudas com adequado padrão de qualidade. Para as condições da ETE Mangueira (Recife, Pernambuco, Brasil) a reciclagem do lodo de esgoto na exploração agrícola e/ou florestal é uma técnica viável, desde que precedida de um planejamento prévio e respeitados os parâmetros ambientais
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5314
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo6251_1.pdf1,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons