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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53130

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPAES NETO, Pedro Pinheiro-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Fernandes França de-
dc.date.accessioned2023-10-23T11:15:05Z-
dc.date.available2023-10-23T11:15:05Z-
dc.date.issued2022-10-19-
dc.date.submitted2023-10-03-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Fernandes França. A associação do nível de atividade física na imagem corporal e no índice de massa corporal em escolares do ensino médio da cidade do Recife. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53130-
dc.description.abstractIntrodução:Adolescentes ativos podem ser mais satisfeitos com o próprio corpo quando comparados a adolescentes sedentários ou com um baixo nível de atividade física, porém ainda não há consenso na literatura se essas variáveis realmente têm relação. Objetivo: verificar se o nível de atividade física tem associação com a imagem corporal e no índice de massa corporal em adolescentes. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal, de caráter descritivo e abordagem quantitativa. Realizado com 159 alunos de ambos os sexos, na faixa etária compreendida entre 14 a 19 anos de uma escola de referência em ensino médio do município de Recife-PE. Para coleta dos dados, foram aplicados o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ), balança digital e estadiômetro para análise do IMC e a Escala de Silhuetas de Kakeshita (2008) para avaliar a imagem corporal dos adolescentes. Os dados estão apresentados de acordo com estatística descritiva (média ± desvio) e para análise inferencial dos dados, a tabela de contingência e o teste de Qui-quadrado(x²) foram utilizados para observação independente, distribuição e associação entre as variáveis. O nível de significância estabelecido foi p<0,05. Resultados:Quanto ao nível de atividade física dos alunos, observou-se que 44,3% foram classificados com baixo nível de atividade física praticada, por outro lado, 50,9% tiveram IMC classificada como eutrófica, contudo, não foi observado uma diferença estatisticamente significativa entre eles (p>0,7354; X2=3.5642). Ainda, 81,6% estava insatisfeito com seu corpo, e quando comparado com o nível de atividade física ou IMC, não houve diferença estatisticamente significativa em nenhuma das comparações (p>0.3631; X2=20264) e (p>0.8697; X2=71491), respectivamente. Conclusão: Apesar do nosso estudo não encontrar diferenças estatisticamente significativas entre as comparações, os adolescentes com baixo peso, sobrepeso e com obesidade, podem se encontrarem mais ativos, justamente pela busca da sua satisfação corporal.pt_BR
dc.format.extent40p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectadolescentespt_BR
dc.subjectatividade físicapt_BR
dc.subjectimagem corporalpt_BR
dc.subjectíndice de massa corporalpt_BR
dc.titleA associação do nível de atividade física na imagem corporal e no índice de massa corporal em escolares do ensino médio da cidade do Recifept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coVIEIRA, Gilberto Ramos-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8481873172778216pt_BR
dc.description.abstractxIntroduction: Active adolescents may be more satisfied with their own bodies when compared to sedentary adolescents or with a low level of physical activity, there is still no consensus in the literature whether these variables are really related. Objective: to verify whether the level of physical activity is associated with body image and body mass index in adolescents. Methodology: This is a cross-sectional, descriptive study with a quantitative approach. Conducted with 159 students of both sexes, aged between 14 and 19 years of a reference school in high school in the city of Recife-PE. For data collection, the International Physical Activity Questionnaire (IPAQ), digital scale and statometer were applied for BMI analysis and the Kakeshita Silhouette Scale (2008) to assess the body image of adolescents. The data are presented according to descriptive statistics (mean ± deviation) and for inferential analysis of the data, the contingency table and the Chi-square test (x²) were used for independent observation, distribution and association between the variables. The level of significance established was p<0.05. Results: Regarding the level of physical activity of the students, it was observed that 44.3% were classified with low level of physical activity practiced, on the other hand, 50.9% had BMI classified as eutrophic, however, no statistically significant difference was observed between them (p>0.7354; X2=3.5642).Furthermore, 81.6% were dissatisfied with their body, and when compared to the level of physical activity or BMI, there was no statistically significant difference in any of the comparisons (p>0.3631; X2=20264) and (p>0.8697; X2=71491), respectively. Conclusion: Although our study did not find statistically significant differences between the differences, adolescents with low weight, overweight and obesity may find themselves more active, precisely because of the search for their body satisfaction.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/1190633630436858pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

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