Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53127

Compartilhe esta página

Título: Placa Alfabetizadora Tridimensional Inclusiva (PATI): ampliando recursos inclusivos para alfabetização de pessoas cegas.
Autor(es): CUTALO, Aline de Lima Guedes
Palavras-chave: Design; Educação; Inclusão
Data do documento: 28-Set-2023
Citação: CUTALO, Aline de Lima Guedes. Placa Alfabetizadora Tridimensional Inclusiva (PATI): ampliando recursos inclusivos para alfabetização de pessoas cegas. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: O presente artigo traz a temática da Educação Inclusiva voltada para pessoas com deficiência visual caracterizada como cegueira, possuindo uma abordagem qualitativa e utilizando metodologias científicas para pesquisar e reunir subsídios sobre o assunto junto a metodologia de Design do Duplo Diamante, objetivando o desenvolvimento de uma proposta de artefato inclusivo que auxiliasse no aprendizado e treino do alfabeto formal por pessoas cegas, tendo como resultado o desenvolvimento da Placa Alfabetizadora Tridimensional Inclusiva: ampliando recursos inclusivos para a alfabetização de pessoas cegas, que possibilita ao cego a aquisição do conhecimento de forma menos abstrata e mais próximo a didática voltada a alunos videntes, possibilitando também o treino da escrita, contribuindo para a ampliação de recursos inclusivos para a alfabetização de pessoas cegas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53127
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Aline de Lima Guedes Cutalo.pdf808,94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons