Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53122

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNOGUEIRA, Amanda Mansur Custódio-
dc.contributor.authorMOURA, Luiza Santos de-
dc.date.accessioned2023-10-20T23:25:55Z-
dc.date.available2023-10-20T23:25:55Z-
dc.date.issued2023-09-26-
dc.date.submitted2023-10-09-
dc.identifier.citationMOURA, Luiza Santos de Moura. Quem me levará sou eu: análise da trilha sonora musical do filme A História da Eternidade (2014). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Comunicação Social) - Universidade Federal de Pernambuco, caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53122-
dc.description.abstractO presente trabalho busca configurar a música como um elemento de coesão na narrativa de filmes, ajudando a compor significado nas produções cinematográficas. Para isso, propõe-se um estudo de caso do filme A História da Eternidade (2014), do diretor Camilo Cavalcante, partindo da análise qualitativa de cenas elaboradas com músicas pré-existentes e composições originais. Levando em consideração o caráter melancólico da trilha sonora musical feita na sanfona por Dominguinhos, propõe-se relacionar essa paisagem sonora ao desenvolvimento do romance entre Querência e o sanfoneiro Cego Aderaldo. Além disso, relacionar também a contextualização biográfica de Dominguinhos e do diretor Camilo Cavalcante, apontando uma marca autoral de Camilo Cavalcante permeada pelo uso da música. A análise fílmica é baseada nos estudos de som e imagem propostos por Claudia Gorbman (1987, 2007), e Kathryn Kalinak (2010), Mannoni (2003), Pisano (2002), Morettin (2009), Carrasco (2005), Miranda (2015, 2016), Schvarzman (2008), Matos (2014), Berchmans (2006), Carvalho (2010), Esteves (2022). Bem como pelas formulações teóricas do francês Michel Chion (2009; 2011), verificadas em seu extenso trabalho sobre o som, a voz e a música no cinema. Fica claro, portanto, que os temas compostos por Dominguinhos são todos tocados na diegese, os temas instrumentais clássicos de Zbigniew Preisner são inseridos na pós-produção do filme e três das quatro músicas pré-existentes são usadas diegéticamente, utilizando dois rádios e uma vitrola e a música extra-diegética, chamada Foi Você, a música pré-existente de Márcio Greyck toca no aniversário de Alfonsina.pt_BR
dc.description.sponsorshipPIBICpt_BR
dc.format.extent139p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCinema pernambucanopt_BR
dc.subjectTrilha sonora musicalpt_BR
dc.subjectCamilo Cavalcantept_BR
dc.subjectDominguinhospt_BR
dc.subjectA História da Eternidadept_BR
dc.titleQuem me levará sou eu: análise da trilha sonora musical do filme A História da Eternidade (2014).pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3115149375190243pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0341879306272619pt_BR
dc.description.abstractxThis work seeks to configure music as an element of cohesion in the film's narrative, helping to create meaning in cinematographic productions. To this end, it proposes a case study of the film The History of Eternity (2014), by director Camilo Cavalcante, starting from the qualitative analysis of scenes created with pre-existing music and original compositions. Taking into account the melancholic character of the musical soundtrack made on the accordion by Dominguinhos, it is proposed to relate this soundscape to the development of the romance between Querência and the accordion player Cego Aderaldo. Furthermore, also relate a biographical contextualization of Dominguinhos and director Camilo Cavalcante, pointing out an authorial brand of Camilo Cavalcante permeated by the use of music. The film analysis is based on sound and image studies proposed by Claudia Gorbman (1987, 2007), Kathryn Kalinak (2010), Mannoni (2003), Pisano (2002), Morettin (2009), Carrasco (2005), Miranda (2015, 2016), Schvarzman (2008), Matos (2014), Berchmans (2006), Carvalho (2010), Esteves (2022). As well as the theoretical formulations of Frenchman Michel Chion (2009; 2011), found in his extensive work on sound, voice and music in cinema. It is clear, therefore, that the themes composed by Dominguinhos are all played in the diegesis, the classic instrumental themes by Zbigniew Preisner are inserted in the film's post-production and three of the four pre-existing songs are used diegetically, using two radios and a record player. and the extra-diegetic song, called Foi Você, pre- existing music by Marcio Greyck plays on Alfonsina birthday.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Luiza Santos de Moura.pdf5,74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons