Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53098

Compartilhe esta página

Título: Habilidades auditivas e percepção de parâmetros vocais em pacientes com doença de Parkinson
Autor(es): NUNES, Thayane Milena Lira
Palavras-chave: Doença de Parkinson; Percepção Auditiva; Voz
Data do documento: 28-Abr-2023
Citação: NUNES, Thayane Milena Lira. Habilidades auditivas e percepção de parâmetros vocais em pacientes com doença de Parkinson . 2023. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Fonoaudiologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Objetivo: verificar se alterações do processamento auditivo temporal interferem na percepção dos parâmetros vocais de intensidade e frequência em pacientes com doença de Parkinson. Métodos: estudo transversal, analítico de abordagem quantitativa, realizado com 31 indivíduos com diagnóstico médico de Doença de Parkinson, nos estágios I a III, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, parecer 5.671.834. Para o registro dos parâmetros acústicos vocais, os participantes foram instruídos a emitir a vogal /ɛ/ sustentada nas intensidades fraca, habitual, forte, e emissão de fala encadeada. Realizados avaliações auditivas básica, testes de detecção de intervalos aleatórios (Random Gap Detection Test – RGDT) e teste de limiar diferencial de mascaramento (Masking Level Difference - MLD). Resultados: A amostra composta por 22,58% no estágio I, 48,38% no estágio II e 29,04% no estágio III, sendo 32,25% mulheres e 67,74% homens com média de idade 62,77 ± 8,24 na faixa etária de 39 a 79 anos de idade. A intensidade vocal média foi maior no estágio I do que nos estágios II e III, e os parâmetros médios de frequência diminuíram progressivamente do estágio I para o estágio III na emissão forte e na fala encadeada. O RGDT mostrou 15 indivíduos com score normal (M=6,62 ms) e 16 apresentaram score alterado (M=24,7 ms), para o MLD, a maioria (n=24) apresentou score alterado. As habilidades auditivas, segundo a intensidade vocal e frequência, mostraram-se alteradas na emissão encadeada. Conclusão: Neste estudo, evidenciou-se que a DP afeta tanto a audição quanto a voz dos indivíduos, e que as alterações são mais nítidas nos estágios mais avançados da doença. Além disso, houve evidência que as alterações de resolução temporal do processamento auditivo interferem no controle auditivo-motor e modulação da voz nos diferentes estágios da doença de Parkinson.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53098
Aparece nas coleções:(TCC) - Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Habilidades auditivas e percepção de parâmetros vocais em pacientes com doença de Parkinson.pdf266,67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons