Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5308
Título: Uma Contribuição Metodológica, através da FTA para a Melhoria do Desempenho do SCS da CHESF
Autor(es): do Socorro Cavalcanti de Melo, Maria
Palavras-chave: Sistemas de Controle e Supervisão;Centros de Controle
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: do Socorro Cavalcanti de Melo, Maria; Mariano Pires dos Santos, Cícero. Uma Contribuição Metodológica, através da FTA para a Melhoria do Desempenho do SCS da CHESF. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo estabelecer diretrizes que possibilitem obter uma melhor disponibilidade do Sistema de Controle e Supervisão - SCS da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco - CHESF. Para tanto, utilizou insumos provenientes de dados históricos do SCS, armazenados em Sistemas de Informação da CHESF, e insumos provenientes de relatórios técnicos gerados por dois grupos de trabalho, um criado internamente à CHESF e outro composto por representantes das empresas do grupo ELETROBRÁS. Esses grupos foram formados visando o levantamento de problemas que afetam os Sistemas de Controle e Supervisão das empresas do setor elétrico, o estabelecimento de critérios de manutenção e a definição de indicadores referenciais de disponibilidade desses sistemas. Com base nos insumos colhidos foi utilizado o método Análise da Árvore de Falhas - FTA para determinar as causas de indisponibilidades no SCS. Os resultados dessa análise além de permitir identificar as principais causas de indisponibilidade do SCS, conduziram à elaboração de diretrizes com vistas à priorização das ações gerenciais a serem adotadas na solução dos problemas levantados. Considerando a importância, cada vez maior, dos Sistemas de Controle e Supervisão, para uma operação rápida e segura da rede elétrica, torna-se evidente a necessidade de um desempenho satisfatório dos mesmos, o que caracteriza ainda mais a importância desse trabalho, que trará reflexos na segurança da operação do sistema elétrico
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5308
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia Elétrica

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5387_1.pdf6,32 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.