Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53070
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | DUTRA FILHO, João de Andrade | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Arqueza Benicia de | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-18T17:37:07Z | - |
dc.date.available | 2023-10-18T17:37:07Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-02 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-18 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Arqueza Benicia de. Proposta de modelo didático sobre ácidos nucléicos para utilização no ensino médio. 2023. 47 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53070 | - |
dc.description.abstract | A genética é a ciência da hereditariedade, é a área que estuda a transmissão de caracteres no decorrer do tempo, a expressão gênica e os mecanismos que garantem a evolução dos seres vivos. Apesar de serem tão presentes no nosso dia a dia, as questões relacionadas à genética são vistas como temáticas de grande dificuldade de compreensão pelos discentes de ensino médio das instituições brasileiras. Os modelos didáticos permitem uma vivência mais próxima da realidade de como é o objeto de estudo em questão, o estudante tem oportunidade de construir uma estrutura que representa o assunto que está sendo estudado. Assim, o presente trabalho teve como objetivo confeccionar dois modelos didáticos que visam tornar mais eficientes os processos de ensino e de aprendizagem de alguns conteúdos da genética. A construção dos modelos didáticos buscou materiais de fácil acesso e baixo custo. O passo a passo de como os modelos foram confeccionados e como podem ser utilizados em sala de aula é apresentado. Além de auxiliar na compreensão da estrutura da molécula do DNA e RNA, os modelos aqui apresentados, também poderão ser aplicados em outras temáticas como: Organização dos organismos vivos; genes; síntese de proteínas, ribossomos. Esperamos que a utilização dos modelos didáticos produzidos neste trabalho possa servir como material de apoio para os docentes nas aulas de genética do ensino médio. | pt_BR |
dc.format.extent | 47 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação, genética, recursos didáticos | pt_BR |
dc.title | Proposta de modelo didático sobre ácidos nucléicos para utilização no ensino médio | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2314851966842975 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5364508296916864 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Genetics is the science of heredity, it is the area that studies the transmission of characters over time, gene expression and the mechanisms that guarantee the evolution of living beings. Despite being so present in our daily lives, issues related to genetics are seen as topics that are very difficult for high school students in Brazilian institutions to understand. Didactic models allow an experience closer to the reality of what the object of study in question is like, the student has the opportunity to build a structure that represents the subject being studied. Thus, the present work aimed to create two didactic models that aim to make the teaching and learning processes of some genetics content more efficient. The construction of the didactic models sought materials that were easily accessible and low cost. A step-by-step guide on how the models were created and how they can be used in the classroom is presented. In addition to helping to understand the structure of the DNA and RNA molecule, the models presented here can also be applied to other topics such as: Organization of living organisms; genes; protein synthesis, ribosomes. We hope that the use of the didactic models produced in this work can serve as support material for teachers in high school genetics classes. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
organized (3).pdf | 1,4 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons