Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53049

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMORAES, Andréa Silva-
dc.contributor.authorSILVA, Mayra Claudia Estevão da-
dc.date.accessioned2023-10-18T14:11:15Z-
dc.date.available2023-10-18T14:11:15Z-
dc.date.issued2023-09-28-
dc.date.submitted2023-10-17-
dc.identifier.citationSILVA, Mayra Claudia Estevão da. “Segue o fio”: as produções de threads narrativas no ensino de Língua Portuguesa. 2023. 34 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras-Português, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53049-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar e propor de que modo as threads narrativas podem contribuir para o ensino de Língua Portuguesa. Com base nas contribuições e algumas abordagens teóricas, como a Linguística Textual e Análise do Discurso Digital, refletimos a importância do uso de recursos tecnológicos e textos digitais no ensino, especificamente, as threads de Twitter. A partir de tais reflexões, fizemos o recorte temático por meio de uma notícia-base envolvendo o assunto de infidelidade conjugal e, realizamos a análise de uma thread de cunho narrativo sobre a temática citada. Por meio da análise dos dados e das reflexões realizadas, percebemos o uso potencial das threads e, com base nisso, lançamos algumas propostas didáticas envolvendo o uso de threads no ensino de Língua Portuguesa, a fim de contribuir, pedagogicamente, na relação ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTwitterpt_BR
dc.subjectThreadspt_BR
dc.subjectTexto digitalpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.title“Segue o fio”: as produções de threads narrativas no ensino de língua portuguesapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6068772697906083pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3410231557148912pt_BR
dc.description.abstractxThe present work aims to analyze and propose how narrative threads can contribute to the teaching of Portuguese Language. Based on the contributions and some theoretical approaches, such as Textual Linguistics and Digital Discourse Analysis, we reflect on the importance of using technological resources and digital texts in teaching, specifically, Twitter threads. Based on these reflections, we made a thematic cut through a base news item involving the subject of marital infidelity and analyzed a narrative thread on the theme mentioned. Through data analysis and reflections, we realized the potential use of threads and, based on this, we launched some didactic proposals involving the use of threads in teaching Portuguese, in order to contribute, pedagogically, to the teaching-learning relationship.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Lingüísticapt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- Mayra Claudia Estevao da Silva.pdf903,89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons