Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53044
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS NETO, João Evangelista dos | - |
dc.contributor.author | FERREIRA, Willams Dias | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-18T13:53:31Z | - |
dc.date.available | 2023-10-18T13:53:31Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-09 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-06 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Willams Dias. O ensino musical coletivo nas Bandas Marciais e seu impacto na transformação social de seus componentes: Uma revisão bibliográfica por meio das publicações e análise dos trabalhos desenvolvidos entre os anos de 2015 e 2019. 2023. 51 f. TCC (Graduação) - Curso de Música - Licenciatura, Departamento de Música, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53044 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso (TCC) tem como foco a análise de textos produzidos a respeito do ensino coletivo de instrumentos musicais em bandas, e também divulgar a importância da Banda de Marcial como ferramenta na educação musical, refletindo a respeito do processo educacional da Banda como um seguimento que transforma e socializa o indivíduo, favorecendo não apenas no seu aprendizado, mas contribuindo também na construção do seu caráter e no desenvolvimento de sua consciência crítica. A metodologia escolhida para a realização deste trabalho foi a da pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa. Através das análises realizadas a partir destes trabalhos chegou-se ao entendimento de que o ensino coletivo de instrumentos musicais se tornou uma eficiente ferramenta de democratização no que diz respeito ao processo de ensino musical. De caráter descritivo, este trabalho expõe de maneira geral alguns aspectos do aprendizado musical não-formal e suas relações com a prática musical. Nesse trabalho buscou-se construir algumas considerações a partir de ideias de referências na área, objetivando um melhor entendimento a respeito das definições desta temática, ou pelo menos, estimular uma reflexão e discursão a respeito de um caminho para esse entendimento conceitual. | pt_BR |
dc.format.extent | 51 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Banda Marcial | pt_BR |
dc.subject | Aprendizado Musical | pt_BR |
dc.subject | Ensino Coletivo | pt_BR |
dc.subject | Prática Musical | pt_BR |
dc.subject | Ensino Não Formal | pt_BR |
dc.title | O ensino musical coletivo nas Bandas Marciais e seu impacto na transformação social de seus componentes: Uma revisão bibliográfica por meio das publicações e análise dos trabalhos desenvolvidos entre os anos de 2015 e 2019. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5669876337621315 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0597608912069293 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This course conclusion work (TCC) focuses on the analysis of texts produced about the collective teaching of musical instruments in bands, and also to disseminate the importance of the Marching Band as a tool in musical education, reflecting on the educational process of the Band as a follow-up that transforms and socializes the individual, favoring not only their learning, but also contributing to the construction of their character and the development of their critical awareness. The methodology chosen to carry out this work was bibliographic research, with a qualitative approach. Through the analyzes carried out from these works, we came to the understanding that the collective teaching of musical instruments has become an efficient tool for democratization with regard to the process of musical teaching. Descriptive, this work generally exposes some aspects of non-formal musical learning and its relationship with musical practice. In this work, we sought to build some considerations from ideas from references in the area, aiming at a better understanding of the definitions of this theme, or at least, stimulating reflection and discussion about a path to this conceptual understanding. | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DMU) - Departamento de Música | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Música – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Música |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Willams Dias Ferreira.pdf | 4,17 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons