Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53044

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS NETO, João Evangelista dos-
dc.contributor.authorFERREIRA, Willams Dias-
dc.date.accessioned2023-10-18T13:53:31Z-
dc.date.available2023-10-18T13:53:31Z-
dc.date.issued2022-06-09-
dc.date.submitted2023-10-06-
dc.identifier.citationFERREIRA, Willams Dias. O ensino musical coletivo nas Bandas Marciais e seu impacto na transformação social de seus componentes: Uma revisão bibliográfica por meio das publicações e análise dos trabalhos desenvolvidos entre os anos de 2015 e 2019. 2023. 51 f. TCC (Graduação) - Curso de Música - Licenciatura, Departamento de Música, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53044-
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso (TCC) tem como foco a análise de textos produzidos a respeito do ensino coletivo de instrumentos musicais em bandas, e também divulgar a importância da Banda de Marcial como ferramenta na educação musical, refletindo a respeito do processo educacional da Banda como um seguimento que transforma e socializa o indivíduo, favorecendo não apenas no seu aprendizado, mas contribuindo também na construção do seu caráter e no desenvolvimento de sua consciência crítica. A metodologia escolhida para a realização deste trabalho foi a da pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa. Através das análises realizadas a partir destes trabalhos chegou-se ao entendimento de que o ensino coletivo de instrumentos musicais se tornou uma eficiente ferramenta de democratização no que diz respeito ao processo de ensino musical. De caráter descritivo, este trabalho expõe de maneira geral alguns aspectos do aprendizado musical não-formal e suas relações com a prática musical. Nesse trabalho buscou-se construir algumas considerações a partir de ideias de referências na área, objetivando um melhor entendimento a respeito das definições desta temática, ou pelo menos, estimular uma reflexão e discursão a respeito de um caminho para esse entendimento conceitual.pt_BR
dc.format.extent51 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBanda Marcialpt_BR
dc.subjectAprendizado Musicalpt_BR
dc.subjectEnsino Coletivopt_BR
dc.subjectPrática Musicalpt_BR
dc.subjectEnsino Não Formalpt_BR
dc.titleO ensino musical coletivo nas Bandas Marciais e seu impacto na transformação social de seus componentes: Uma revisão bibliográfica por meio das publicações e análise dos trabalhos desenvolvidos entre os anos de 2015 e 2019.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5669876337621315pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0597608912069293pt_BR
dc.description.abstractxThis course conclusion work (TCC) focuses on the analysis of texts produced about the collective teaching of musical instruments in bands, and also to disseminate the importance of the Marching Band as a tool in musical education, reflecting on the educational process of the Band as a follow-up that transforms and socializes the individual, favoring not only their learning, but also contributing to the construction of their character and the development of their critical awareness. The methodology chosen to carry out this work was bibliographic research, with a qualitative approach. Through the analyzes carried out from these works, we came to the understanding that the collective teaching of musical instruments has become an efficient tool for democratization with regard to the process of musical teaching. Descriptive, this work generally exposes some aspects of non-formal musical learning and its relationship with musical practice. In this work, we sought to build some considerations from ideas from references in the area, aiming at a better understanding of the definitions of this theme, or at least, stimulating reflection and discussion about a path to this conceptual understanding.pt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DMU) - Departamento de Músicapt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Música – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Willams Dias Ferreira.pdf4,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons