Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53033

Comparte esta pagina

Título : Associação entre o nível de atividade física, satisfação corporal e maturação biológica de adolescentes da cidade do Recife-PE
Autor : XAVIER, Hiuanyellen da Silva
Palabras clave : Atividade física; Imagem corporal; Adolescente
Fecha de publicación : 12-sep-2023
Citación : XAVIER, Hiuanyellen da Silva. Associação entre o nível de atividade física, satisfação corporal e maturação biológica de adolescentes da cidade do Recife-PE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Educação Física ) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : Introdução: Os altos índices de sobrepeso e obesidade são multifatoriais, porém o acesso às tecnologias, somada a ingestão de alimentos ricos em calorias, conservantes e gorduras saturadas são associações fortes, principalmente entre os jovens. Adicionalmente, aspectos culturais e estereotipados de um padrão de corpo longilíneo e de baixos índices corporais, especialmente em adolescentes e mulheres, vêm apresentando interferência na vulnerabilidade da população com impactos negativos na aceitação do corpo, ainda mais agravante quando se trata da adolescência, o qual é caracterizada como uma fase sensível. Objetivo: verificar a associação entre os níveis de atividade física na percepção de satisfação da imagem corporal e na maturação biológica em adolescentes da cidade do Recife - PE. Metodologia: Trata-se de estudo transversal, com abordagem quantitativa e descritiva. Participaram 250 adolescentes (16,40±1,00) de uma escola de referência no município de Recife/PE. Os instrumentos utilizados foram Questionário Internacional de Atividade Física - IPAQ, Escala de Silhueta de Kakeshita, além do uso do Pico de Velocidade de Crescimento para verificar a maturação biológica. Para as análises de dados foi realizada a estatística descritiva (média ± desvio), usou-se o teste qui-quadrado (x²) e a regressão logística multinominal para averiguar a independência, distribuição, associação e razão de chance entre as variáveis. Foi adotado um nível de significância de 5%. Resultados: não foi observado associação do nível de atividade física com a satisfação corporal e a maturação biológica. Observou-se uma alta concentração de adolescentes ativos e insatisfeitos com a imagem corporal, pela qual a maioria já apresenta um estágio maturacional pós-púbere. Além disso, foi visto uma significância negativa com a satisfação corporal apresentando conformidade com o corpo naqueles adolescentes insuficientemente ativos comparado aos ativos. Conclusão: os adolescentes apresentaram níveis altos de distorções com a imagem do próprio corpo e quanto maior a idade cronológica os níveis de atividade física apresentam-se maior.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53033
Aparece en las colecciones: (TCC) - Educação Física (Bacharelado)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
14-10-2023_-_TCC_-_HIUANYELLEN.pdf2,11 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons