Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53003

Comparte esta pagina

Título : Comparação do efeito da auriculoterapia com cristal, agulha e semente na dor lombar e em sintomas emocionais : um estudo piloto exploratório
Autor : SANTOS, Nathália Lucena
Palabras clave : Dor lombar; Auriculoacupuntura; Incapacidade; Ansiedade; Depressão
Fecha de publicación : 26-sep-2023
Citación : SANTOS, Nathália Lucena. Comparação do efeito da auriculoterapia com cristal, agulha e semente na dor lombar e em sintomas emocionais: um estudo piloto exploratório. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fisioterapia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : Justificativa: A auriculoacupuntura tem mostrado evidências na melhora de dor musculoesquelética, incapacidade, sintomas de depressão e ansiedade. Porém, não foram encontrados ensaios clínicos randomizados comparando efeitos de diferentes materiais. Objetivo: O objetivo deste estudo foi comparar os efeitos da auriculoterapia com agulha, semente e cristal na redução da lombalgia, incapacidade e sintomas de ansiedade e depressão. Métodos: Foi realizado um estudo piloto comparando a auriculoterapia com agulhas, sementes e cristais em 39 indivíduos com lombalgia inespecífica e idade entre 18 e 30 anos alocados em três grupos: Semente, Agulha e Cristal. Para avaliação e reavaliação foram utilizadas a Escala Visual Analógica da Dor, o Questionário de Incapacidade de Rolland Morris e Inventários de Ansiedade e Depressão de Beck. Foi realizada 1 sessão semanal durante 5 semanas nos pontos de auriculoacupuntura Shen Men, Rim, Simpático, Analgesia, Relaxamento Muscular, Coluna Lombar, Adrenal e Ansiedade. No Grupo Agulha, utilizou-se agulha de acupuntura sistêmica nos pontos por 30 minutos. Nos Grupos Semente e Cristal fixou-se os materiais por 7 dias. Resultados: Os grupos foram homogêneos e após o tratamento houve redução na lombalgia e incapacidade nos três grupos, embora sem melhora dos sintomas depressivos nos três grupos. Porém, o grupo cristal foi o único com redução nos sintomas de ansiedade. Conclusão: A auriculoterapia com agulhas, sementes ou cristais é eficiente para redução da lombalgia e incapacidade, embora apenas os cristais tenham reduzido sintomas de ansiedade.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53003
Aparece en las colecciones: (TCC) - Fisioterapia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Nathália corrigido (1).pdf
  Artículo embargado hasta 2025-10-18
401,4 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir     Item embargoed


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons