Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52998

Compartilhe esta página

Título: Configuração da Caixa torácica de lactentes nascidos a termo e pré-termo avaliada pela pletismografia optoeletrônica : um estudo piloto
Autor(es): SILVA, Anna Carolina Ferreira da
Palavras-chave: pletismografia optoeletrônica; prematuridade; volume expiratório final
Data do documento: 26-Set-2023
Citação: SILVA, Anna Carolina Ferreira da. Configuração da Caixa torácica de lactentes nascidos a termo e pré-termo avaliada pela pletismografia optoeletrônica: estudo transversal. 2023. Trabalho de Conclusão (Bacharelado em Fisioterapia)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Introdução: A interrupção do desenvolvimento pulmonar pelo nascimento prematuro pode provocar prejuízo na função pulmonar em lactentes sem doença pulmonar crônica. Ainda não se estudou se a imaturidade do sistema respiratório, a exposição à ventilação mecânica e ausência de doença pulmonar crônica alteram a configuração da caixa torácica. O objetivo do presente estudo é comparar o percentual de contribuição dos compartimentos da caixa torácica para o volume corrente (VC) e para o volume expiratório final (VEF) entre lactentes a termo e pré-termo. Métodos: Em estudo transversal, na idade de 3,4 meses (lactentes pré-termo com idade corrigida), 39 lactentes (n=17 a termo e n=22 pré-termo), foram comparadas o percentual de contribuição tricompartimental da caixa torácica sobre o volume corrente (VC_Rcp %, VC_Rca% e VC_AB%) e sobre o volume expiratório final (VEFCT, %VEFRcp, %VEFRca , %VEFAb ) por meio da Pletismografia Optoeletrônica com p<0,05. Resultados: Os LNPT apresentaram baixo peso (P<0,001), altura ao nascer (P<0,001) em comparação ao LNT. Os volumes da caixa torácica e seus percentuais de contribuição para o volume corrente (VC_Rcp %, VC_Rca% e VC_AB%), bem como o volume expiratório final (VEFCT, %VEFRcp, %VEFRca , %VEFAb ), não apresentaram diferença entre LNAT e LNPT. Não foi encontrada diferença entre as variáveis respiratórias FR, Tins, Tex e Ttot. Conclusão: O nascimento prematuro parece não influenciar sobre a configuração da caixa torácica em lactentes de 3-4 meses de idade corrigida sem doença pulmonar crônica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52998
Aparece nas coleções:(TCC) - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_BANCA- Anna Carolina Ferreira da Silva-PROFA CYDA REINAUX_18SET2023 .pdf
  Item embargado até 2025-10-18
383,1 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons