Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52994

Comparte esta pagina

Título : Tratamento fisioterapêutico para a diástase do reto abdominal no ciclo gravídico-puerperal : uma revisão de escopo
Autor : ARRUDA, Rayane Laryssa da Silva
Palabras clave : Reto abdominal; Pós-parto; Tratamento de diástase; Fisioterapia
Fecha de publicación : 25-sep-2023
Citación : ARRUDA, Rayane Laryssa da Silva. Tratamento fisioterapêutico para diástase do reto abdominal no ciclo gravídico-puerperal: uma revisão de escopo. 2023. Trabalho de Conclusão (Bacharelado em Fisioterapia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : Durante o ciclo gravídico-puerperal das mulheres há uma separação da distância dos músculos retos do abdome denominada Diástase do Reto Abdominal que causa disfunções anatomofisiológicas na vida de tais mulheres. Foi realizada uma revisão de escopo nas plataformas CINAHL, Cochrane, Lilacs, PUBMED/Medline, Scielo e Scopus. Notou-se uma predominância de protocolos de exercícios bem como a dominância de desenvolvimento dos estudos na Europa (31,25%) e da utilização da cinesioterapia com variados exercícios, representando 87,5% dos artigos totais, entretanto, os resultados foram heterogêneos entre os estudos. Apesar da grande quantidade da utilização de protocolos de cinesioterapia, foram vistos também protocolos de eletroterapia, manipulação visceral, kinesio taping e utilização de cinta abdominal, por exemplo. Portanto, é de suma importância que haja um investimento no desenvolvimento das pesquisas sobre DRA e, também, que os estudos sejam realizados de forma padronizada e reprodutível, a fim de que se desenvolvam estudos que possam ser reprodutíveis e comparáveis entre si.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52994
Aparece en las colecciones: (TCC) - Fisioterapia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Rayane Arruda.pdf305,51 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons