Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52989

Compartilhe esta página

Título: A libras como primeira língua (L1) nos anos iniciais bilíngue de estudantes surdos: um estudo sobre as abordagens metodológicas utilizadas em salas bilíngues das escolas municipais do Recife
Autor(es): PEREIRA, Rafael Douglas de Oliveira
Palavras-chave: Libras; Educação Bilíngue; Abordagens Metodológicas
Data do documento: 22-Set-2023
Citação: PEREIRA, Rafael Douglas de Oliveira. A libras como primeira língua (L1) nos anos iniciais bilíngue de estudantes surdos: um estudo sobre as abordagens metodológicas utilizadas em salas bilíngues das escolas municipais do Recife. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Este estudo buscou compreender se as metodologias que são utilizadas pelos professores de salas bilíngues para surdos de escolas municipais de Recife, tendo a Libras como primeira língua (L1), estão fomentando o processo de ensino/aprendizagem dos conteúdos escolares. De natureza qualitativa, nossa investigação ocorreu em escolas com salas regulares bilíngues. Como instrumento de coleta de dados utilizamos um questionário com perguntas semiestruturadas via Google Forms. Participaram da pesquisa 10 (dez) docentes. A análise dos dados evidenciou a incidência do uso de imagens e materiais concretos tanto em Libras, Língua Brasileira de Sinais, Língua Portuguesa, e o uso da tecnologia aliado ao processo de ensino e aprendizagem. Na percepção dos docentes, as metodologias empregadas auxiliam no desenvolvimento dos estudantes surdos, mas existem muitos desafios e lacunas para a inclusão efetiva nas salas bilíngues.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52989
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Rafael Douglas de Oliveira Pereira..pdf190,66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons