Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52986
Share on
Title: | Convivendo e interagindo na creche : um estudo de caso na Creche Municipal Cristo Rei Jordão Alto |
Authors: | SILVA, Dayana NASCIMENTO, Rebeka |
Keywords: | Educação Infantil; Direito a Conviver; Creche; Pandemia |
Issue Date: | 10-Nov-2022 |
Citation: | SILVA, Dayana. NASCIMENTO, Rebeka. Convivendo e interagindo na creche: um estudo de caso na Creche Municipal Cristo Rei Jordão Alto. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | Entendendo que as experiências de convivência são direitos de aprendizagem na escola, alicerces fundamentais para a aprendizagem das crianças, objetivamos investigar uma escola de Educação Infantil como foco no trabalho direcionado ao direito de conviver. Assim, o presente trabalho teve como objetivo geral analisar como uma Creche Municipal de Recife vivenciou experiências interacionais favorecedoras do direito a Conviver entre as crianças, considerando que essa é uma orientação estabelecida pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017). Adotou-se, como trilho metodológico, a abordagem qualitativa, realizando observação e realização de entrevistas com professoras da instituição. Os dados indicam que a convivência, embora já explorada por educadoras de creche, ainda não é tratada como objeto de mediação intencional das educadoras, carecendo que seja incorporada, de forma sistemática e intencional, a prática pedagógica. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52986 |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Dayana Ramos Bezerra da Silva e Rebeka Francisca Silva do Nascimento.pdf | 586,41 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License