Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52984
Comparte esta pagina
Título : | Letramento na educação inclusiva: concepções e práticas no discurso dos professores da Região Metropolitana do Recife |
Autor : | SANTOS, Lheticya Mendes dos RAIMUNDO, Nayana dos Santos |
Palabras clave : | Educação inclusiva; Letramento; Letramento inclusivo |
Fecha de publicación : | 25-ago-2021 |
Citación : | SANTOS, Lheticya. Letramento na educação inclusiva: concepções e práticas no discurso dos professores da Região Metropolitana do Recife. 2023. Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
Resumen : | O objetivo geral deste estudo é analisar as narrativas dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental da Região Metropolitana do Recife acerca das suas experiências sobre as práticas de letramento de estudantes com deficiência. Os objetivos específicos buscam analisar as concepções de letramento, inclusão e letramento inclusivo desses professores, e investigar, através do discurso, as vivências em sala de aula de práticas de letramento inclusivo. Discutiremos o conceito de letramento, as dificuldades encontradas para letrar no processo de inclusão e as estratégias de letramento. Para tanto, foram analisadas entrevistas com cinco participantes que foram realizadas entre julho e agosto de 2021. De acordo com as opiniões expostas, apesar dos avanços existentes, incluir estudantes com deficiência ainda traz desafios à comunidade escolar. Os resultados indicam que é um trabalho colaborativo e não há um consenso sobre um método de ensino. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52984 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC NAYANA DOS SANTOS RAIMUNDO.docx.pdf | 188,15 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons