Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52984
Compartilhe esta página
Título: | Letramento na educação inclusiva: concepções e práticas no discurso dos professores da Região Metropolitana do Recife |
Autor(es): | SANTOS, Lheticya Mendes dos RAIMUNDO, Nayana dos Santos |
Palavras-chave: | Educação inclusiva; Letramento; Letramento inclusivo |
Data do documento: | 25-Ago-2021 |
Citação: | SANTOS, Lheticya. Letramento na educação inclusiva: concepções e práticas no discurso dos professores da Região Metropolitana do Recife. 2023. Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
Abstract: | O objetivo geral deste estudo é analisar as narrativas dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental da Região Metropolitana do Recife acerca das suas experiências sobre as práticas de letramento de estudantes com deficiência. Os objetivos específicos buscam analisar as concepções de letramento, inclusão e letramento inclusivo desses professores, e investigar, através do discurso, as vivências em sala de aula de práticas de letramento inclusivo. Discutiremos o conceito de letramento, as dificuldades encontradas para letrar no processo de inclusão e as estratégias de letramento. Para tanto, foram analisadas entrevistas com cinco participantes que foram realizadas entre julho e agosto de 2021. De acordo com as opiniões expostas, apesar dos avanços existentes, incluir estudantes com deficiência ainda traz desafios à comunidade escolar. Os resultados indicam que é um trabalho colaborativo e não há um consenso sobre um método de ensino. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52984 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC NAYANA DOS SANTOS RAIMUNDO.docx.pdf | 188,15 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons