Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5297
Título: Estimativas de perdas em estruturas saturadas
Autor(es): VILLA VERDE, Marcos Antonio Rolim
Palavras-chave: Perdas Magnéticas;Reator de Saturação Natural
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Antonio Rolim Villa Verde, Marcos; Antônio Magnata da Fonte, Luiz. Estimativas de perdas em estruturas saturadas. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: Esta dissertação propõe um modelo para a estimação de perdas em estruturas magnéticas que operam sob regime de intensa indução magnética, tais como se verifica no reator com saturação natural. A metodologia utilizada para elaboração desse modelo fundamenta-se na clássica separação das perdas em parcelas devidas a histerese e as correntes de Foucault, acrescidas de uma componente adicional, denominada de perdas em excesso, de recente identificação e quantificação em laboratórios de pesquisas. Essas diferentes parcelas das perdas são, então, descritas por funções exponenciais numericamente ajustadas para proporcionar o menor erro possível, a partir dos dados levantados em laboratório para amostras do material magnético empregado na estrutura sob exame. Tais curvas, corrigidas para a forma de onda da indução presente em cada parte da estrutura, facultarão, finalmente, o cálculo das perdas procuradas. Para verificar a validade e a precisão oferecida por esse procedimento, o mesmo foi aplicado para a estimativa das perdas em um protótipo de um reator de saturação natural com enrolamentos ligados em série e dispondo de nove núcleos, especialmente construído com essa finalidade. Um confronto entre as perdas medidas e aquelas estimadas mostra a conformidade da metodologia ora proposta
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5297
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia Elétrica

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5376_1.pdf4,42 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.