Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52929

Compartilhe esta página

Título: Prevalência de diabetes em pacientes atendidos na Clínica de Periodontia da Universidade Federal de Pernambuco
Autor(es): NASCIMENTO, Elyka Milena Furtado
Palavras-chave: Periodontite; Diabetes Mellitus; Associação; Prevalência
Data do documento: 19-Set-2023
Citação: NASCIMENTO, Elyka Milena Furtado. Prevalência de diabetes em pacientes atendidos na Clínica de Periodontia da Universidade Federal de Pernambuco. 2023. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Odontologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023).
Abstract: O diabetes mellitus é uma das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) mais prevalentes em todo o mundo e representa um sério problema de saúde pública. A Federação Internacional de Diabetes estima que a prevalência mundial de diabetes está em torno de 536,6 milhões de indivíduos, com expectativa de continuidade do aumento gradual e contínuo em torno de 783,2 milhões em 2045, e com cerca de 15,7 milhões de pessoas vivendo com a doença no Brasil. Paralelamente, a periodontite é classificada como a sexta doença bucal mais comum globalmente, caracterizada por inflamação crônica e multifatorial dos tecidos de suporte dentário, associada a um biofilme dental disbiótico. A associação entre essas condições é bem documentada, com a periodontite sendo reconhecida como a sexta complicação do diabetes. O objetivo da pesquisa foi avaliar a prevalência do diabetes entre pacientes atendidos na clínica de Periodontia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e identificar os principais fatores de risco registrados nos prontuários. Trata-se de um estudo de corte transversal a partir de dados colhidos sistemicamente referentes ao semestre de 2020.2 a 2022.2. No total, foram analisados os prontuários de 193 pacientes e aproximadamente metade dos pacientes, 46,6% (n=91), apresentaram pelo menos uma condição sistêmica, enquanto 53,4% (n=102) não tinham comorbidades identificáveis. A prevalência de diabetes foi de 10,9% (n=21), com maior acometimento no sexo feminino (n=15) e uma média de idade de 64 anos para ambos os sexos. Dos principais fatores de risco identificados para o desenvolvimento de diabetes observou-se a presença de periodontite (n=96), o tabagismo (n=2) e a condição de pré-diabetes (n=4), sendo a periodontite a mais prevalente. A análise estatística dos parâmetros periodontais de pacientes com e sem diabetes não revelou diferenças significativa, mas ressalta-se a importância da manutenção do cuidado periodontal de suporte para esses pacientes. Somado a isso, destaca-se a necessidade de maior atenção aos pacientes diagnosticados com pré-diabetes e/ou tabagistas. A prevalência de diabetes mellitus na população estudada foi alta, especialmente entre pacientes com diagnóstico de periodontite, que se destacou como o fator de risco mais prevalente.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52929
Aparece nas coleções:(TCC) - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pravalência de diabetes em pacientes atendidos na Clínica de Periodontia da UFPE - TCC ELYKA MILENA.pdf1,44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons