Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52923

Compartilhe esta página

Título: Tendências nacionais e volume de buscas de informações sobre câncer de boca: um estudo transversal do comportamento de pesquisa online no Brasil
Autor(es): COSTA NETO, Olímpio Francisco da
Palavras-chave: Neoplasias bucais; Informática em saúde pública; Google trends
Data do documento: 19-Set-2023
Citação: COSTA NETO, Olímpio Francisco da. Tendências nacionais e volume de buscas de informações sobre câncer de boca: um estudo transversal do comportamento de pesquisa online no Brasil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Introdução: O câncer de boca é a 5ª neoplasia maligna mais comum entre homens brasileiros. Um diagnóstico precoce é crucial e engloba também a percepção do paciente sobre a doença, pois é necessário o conhecimento sobre os sinais e sintomas, hábitos e estilo de vida nocivos que possam contribuir para o desenvolvimento da patologia. Nos últimos 10 anos, o uso de dados da Internet mostrou-se fundamental na informática em saúde, principalmente na pesquisa online sobre sinais e sintomas de doenças. Os dados de tráfego de pesquisa on-line na plataforma do Google são úteis na análise do comportamento humano, através da busca de diversos assuntos, inclusive os que estão relacionados ao tópico saúde. O Google Trends é uma ferramenta aberta que possibilita a avaliação deste padrão de comportamento, pois fornece informações sobre tendências e variações de interesse de buscas on-line por palavras-chave e tópicos pesquisados ao longo do tempo. Objetivo: Analisar o volume de busca por câncer de boca no Brasil entre os anos de 2011 e 2021 através do Google Trends. Método: Através do Google Trends analisou-se o volume de buscas específicas pelo termo “câncer de boca”, na modalidade “Pesquisa Web”, dentro da categoria “Saúde”, entre Jan/2011 e Dez/2021, adicionando “Brasil” como parâmetro de localização. Resultados: Os estados do Nordeste, de modo geral, pesquisaram mais sobre o câncer no lapso temporal estabelecido. Os meses em que a busca pela temática foi maior foram: Novembro, Outubro e Maio. Além disso, o Volume Relativo de Busca (VRB) sobre câncer de boca caiu abruptamente nos anos críticos da pandemia da Covid-19. As campanhas de prevenção e combate ao câncer de boca, que ocorrem em meses específicos, podem ter influenciado na busca de informações online acerca do câncer oral. Neste sentido, a criação da Lei No 13.230, de 28 de dezembro de 2015, a qual embasa a campanha do “Novembro Vermelho”, surte efeito positivo sobre o VRB, pois percebe-se uma linearidade e aumento das buscas nos anos seguintes ao sancionamento da lei. Dentre as 5 regiões brasileiras, o Nordeste foi a mais interessada na temática, possivelmente pelo aumento anual da mortalidade por câncer de boca e pela quantidade de habitantes, sendo a segunda mais populosa do país. Conclusão: As campanhas de prevenção e combate aumentam o interesse da população por temáticas em saúde, haja visto os picos de busca nos meses que abarcam essas iniciativas. Este aumento não se relaciona necessariamente com a incidência e/ou prevalência do câncer de boca, mas estimula a população a pesquisar e entender mais sobre sinais e sintomas, visando principalmente o diagnóstico precoce e um melhor prognóstico. O VRB pode ser influenciado pela quantidade de habitantes e pela incidência da doença nas regiões, entretanto, não é possível elucidar de forma consolidada a sua relação com o nível de escolaridade, o acesso à internet e a exposição a fatores de risco.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52923
Aparece nas coleções:(TCC) - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC 2 OLIMPIO FRANCISCO DA COSTA NETO.pdf7,63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons