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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52923

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPEREZ, Danyel Elias da Cruz-
dc.contributor.authorCOSTA NETO, Olímpio Francisco da-
dc.date.accessioned2023-10-11T22:03:27Z-
dc.date.available2023-10-11T22:03:27Z-
dc.date.issued2023-09-19-
dc.date.submitted2023-09-27-
dc.identifier.citationCOSTA NETO, Olímpio Francisco da. Tendências nacionais e volume de buscas de informações sobre câncer de boca: um estudo transversal do comportamento de pesquisa online no Brasil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52923-
dc.description.abstractIntrodução: O câncer de boca é a 5ª neoplasia maligna mais comum entre homens brasileiros. Um diagnóstico precoce é crucial e engloba também a percepção do paciente sobre a doença, pois é necessário o conhecimento sobre os sinais e sintomas, hábitos e estilo de vida nocivos que possam contribuir para o desenvolvimento da patologia. Nos últimos 10 anos, o uso de dados da Internet mostrou-se fundamental na informática em saúde, principalmente na pesquisa online sobre sinais e sintomas de doenças. Os dados de tráfego de pesquisa on-line na plataforma do Google são úteis na análise do comportamento humano, através da busca de diversos assuntos, inclusive os que estão relacionados ao tópico saúde. O Google Trends é uma ferramenta aberta que possibilita a avaliação deste padrão de comportamento, pois fornece informações sobre tendências e variações de interesse de buscas on-line por palavras-chave e tópicos pesquisados ao longo do tempo. Objetivo: Analisar o volume de busca por câncer de boca no Brasil entre os anos de 2011 e 2021 através do Google Trends. Método: Através do Google Trends analisou-se o volume de buscas específicas pelo termo “câncer de boca”, na modalidade “Pesquisa Web”, dentro da categoria “Saúde”, entre Jan/2011 e Dez/2021, adicionando “Brasil” como parâmetro de localização. Resultados: Os estados do Nordeste, de modo geral, pesquisaram mais sobre o câncer no lapso temporal estabelecido. Os meses em que a busca pela temática foi maior foram: Novembro, Outubro e Maio. Além disso, o Volume Relativo de Busca (VRB) sobre câncer de boca caiu abruptamente nos anos críticos da pandemia da Covid-19. As campanhas de prevenção e combate ao câncer de boca, que ocorrem em meses específicos, podem ter influenciado na busca de informações online acerca do câncer oral. Neste sentido, a criação da Lei No 13.230, de 28 de dezembro de 2015, a qual embasa a campanha do “Novembro Vermelho”, surte efeito positivo sobre o VRB, pois percebe-se uma linearidade e aumento das buscas nos anos seguintes ao sancionamento da lei. Dentre as 5 regiões brasileiras, o Nordeste foi a mais interessada na temática, possivelmente pelo aumento anual da mortalidade por câncer de boca e pela quantidade de habitantes, sendo a segunda mais populosa do país. Conclusão: As campanhas de prevenção e combate aumentam o interesse da população por temáticas em saúde, haja visto os picos de busca nos meses que abarcam essas iniciativas. Este aumento não se relaciona necessariamente com a incidência e/ou prevalência do câncer de boca, mas estimula a população a pesquisar e entender mais sobre sinais e sintomas, visando principalmente o diagnóstico precoce e um melhor prognóstico. O VRB pode ser influenciado pela quantidade de habitantes e pela incidência da doença nas regiões, entretanto, não é possível elucidar de forma consolidada a sua relação com o nível de escolaridade, o acesso à internet e a exposição a fatores de risco.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.format.extent54 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectNeoplasias bucaispt_BR
dc.subjectInformática em saúde públicapt_BR
dc.subjectGoogle trendspt_BR
dc.titleTendências nacionais e volume de buscas de informações sobre câncer de boca: um estudo transversal do comportamento de pesquisa online no Brasilpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coBEZERRA, Hélen Kaline Farias-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3408951901671549pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6032731044884103pt_BR
dc.description.abstractxIntroduction: Oral cancer is the 5th most common malignant neoplasm among Brazilian men. An early diagnosis is crucial and also encompasses the patient's perception of the disease, as it is necessary for them to be aware of the signs and symptoms, harmful habits and lifestyle that may contribute to the development of this pathology. In the last 10 years, the use of Internet data has proved to be fundamental in health informatics, mainly in online research on signs and symptoms of diseases. Online search traffic data on the Google platform is useful in analyzing human behavior by searching for various subjects, including those related to the topic of health. Google Trends is an open tool that makes it possible to evaluate this pattern of behavior, as it provides information on trends and variations in the interest of online searches for keywords and topics searched over time. Objective: To analyze the search volume for mouth cancer in Brazil between 2011 and 2021 using Google Trends. Method: Through Google Trends, the volume of specific searches for the term “mouth cancer” was analyzed in the “Web Search” mode, within the “Health” category, between Jan/2011 and Dec/2021, adding “Brazil” as location parameter. Results: The Northeastern states, in general, searched more about cancer in the established time frame. The months in which the search for the theme was greatest were: November, October and May. In addition, the Relative Search Volume (VRB) on oral cancer dropped sharply in the critical years of the Covid-19 pandemic. Campaigns to prevent and combat oral cancer, which take place in specific months, influence the search for online information about oral cancer. In this sense, the creation of Law No. 13,230, of December 28, 2015, which underlies the “Red November” campaign, has a positive effect on the VRB, as it is perceived as a linearity and an increase in searches in the years following the sanctioning of this law. Among the 5 Brazilian regions, the Northeast was the most interested in the subject, possibly due to the annual increase in mortality from oral cancer and the number of inhabitants, being the second most populous in the country. Conclusion: Prevention and combat campaigns increase the population's interest in health issues, given the peaks in searches in the months that cover these initiatives. This increase is not necessarily related to the incidence and/or prevalence of oral cancer, but encourages the population to research and understand more about signs and symptoms, aiming mainly at early diagnosis and a better prognosis. The VRB can be influenced by the number of inhabitants and the incidence of the disease in the regions, however, it is not possible to elucidate in a consolidated way its relationship with the level of education, internet access and exposure to risk factors.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Odontologiapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DCOP) - Departamento de Clínica e Odontologia Preventivapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Odontologiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/2822503218980969pt_BR
dc.identifier.orcid0000-0002-4298-9326pt_BR
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