Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52907

Comparte esta pagina

Título : Análise crítica da autonomia do trabalhador hipersuficiente frente à dependência econômica estrutural do trabalho assalariado
Autor : GOMES, Gabriella de Araújo
Palabras clave : Trabalhador hipersuficiente; Autonomia; Dependência econômica; Direito do Trabalho; Assalariamento
Fecha de publicación : 20-sep-2023
Citación : GOMES, Gabriella de Araújo. Análise crítica da autonomia do trabalhador hipersuficiente frente à dependência econômica estrutural do trabalho assalariado. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Direito) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : O presente estudo investiga a autonomia concedida ao trabalhador hipersuficiente, introduzida pela Reforma Trabalhista e delineada no art. 444, parágrafo único, da CLT. Este trabalhador, ao perceber um salário igual ou superior a duas vezes o teto do RGPS e possuir diploma de ensino superior, adquire o direito de negociar diretamente com seu empregador. O objetivo deste estudo é analisar a suposta autonomia desse trabalhador, levando em consideração a dependência econômica inerente ao sistema de trabalho assalariado. Para alcançar esse objetivo, explora-se as transformações no sistema de produção capitalista que conduziram à Reforma Trabalhista, e a consequente introdução da figura do hipersuficiente na legislação trabalhista brasileira. Esta introdução legislativa contrastou com a concepção de hipossuficiência prevista nas relações de emprego enquadradas no art. 3º da CLT. Além disso, analisam-se os direitos passíveis de negociação e seus limites, estabelecidos nos arts. 611-A e 611-B da CLT. Realiza-se também uma análise comparativa entre o art. 444, parágrafo único, e o art. 507-A da CLT com a Constituição Federal de 1988, identificando conflitos com o texto constitucional. Adicionalmente, sob a perspectiva da dependência econômica, investiga-se como a autonomia aparente do trabalhador hipersuficiente, apesar do alto salário e do diploma, é ilusória diante da realidade do sistema de produção capitalista que obriga o trabalhador a vender sua força de trabalho e renunciar aos frutos de seu trabalho, agora sob o véu jurídico do contrato de trabalho. Para embasar esta pesquisa, recorreu-se a bibliografias, análises da legislação trabalhista e doutrina, bem como realizou-se uma análise crítica interdisciplinar, incorporando a crítica da economia política de Karl Marx, a análise da forma jurídica de Evgeni Pachukanis e a teoria da dependência econômica de Murilo Carvalho Sampaio de Oliveira.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52907
Aparece en las colecciones: (CCJ) - TCC - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - Gabriella de Araújo Gomes.pdf469,69 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons