Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52906

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGalvíncio, Josiclêda Domiciano-
dc.contributor.authorBandim, Camila Gardenea de Almeida-
dc.date.accessioned2023-10-11T17:09:58Z-
dc.date.available2023-10-11T17:09:58Z-
dc.date.issued2022-11-03-
dc.date.submitted2023-09-29-
dc.identifier.citationBandim, Camila. QUALIDADE DE MODELOS DIGITAIS DE ELEVAÇÃO NAS DINÂMICAS DE DIREÇÕES E ACÚMULOS DE FLUXOS: O USO DE MATERIAL CIENTÍFICO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA. 2023. Trabalho de conclusão de curso (Geografia Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52906-
dc.description.abstractModelos digitais de elevação são essenciais para a modelagem de direções e acúmulos de fluxos devido à extração de informação do terreno, podendo fornecer resultados relevantes. Os objetivos do presente trabalho se dão em calcular a acurácia e analisar o comportamento dos modelos para o processamento de direções e acúmulos de fluxo na cidade de Recife, e por fim, promover um projeto educacional através da ABP no ensino de geografia. A metodologia compreende o cálculo com os percentuais RMSE, Pbias e Person da acurácia dos MDEs SRTM-30, TOPODATA, SRTM - 90 e ALOS PALSAR em comparação ao PE3D. Nos resultados observou-se a excelência dos dados oriundos do SRTM-30, mesmo com resolução espacial muito maior, seguido com maior acurácia do TOPODATA e o SRTM-90 gerou fluxos grosseiros e inexatidão. Já o ALOS PALSAR exibe ressalvas devido à falta de dados no MDE, podendo os resultados estar superestimados. O projeto mostra a possibilidade de integrar assuntos acadêmicos à educação básicapt_BR
dc.format.extent24p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMDE; PE3D; Modelagem Hidrológica; Pesquisa e Educação.pt_BR
dc.titleQUALIDADE DE MODELOS DIGITAIS DE ELEVAÇÃO NAS DINÂMICAS DE DIREÇÕES E ACÚMULOS DE FLUXOS: O USO DE MATERIAL CIENTÍFICO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIApt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSilva, Jadson Freire-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0192362961678347pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7217736964361440pt_BR
dc.description.abstractxDigital elevation models are essential for modeling flow directions and accumulations, due to the extraction of terrain information, which can provide relevant results. The objectives of the present work are to calculate the accuracy of the models, analyze the behavior of the models for the processing of directions and accumulations of flow in the city of Recife, and finally, to promote a didactic sequence with scientific material for basic education in teaching. of Geography. The methodology comprises the calculation with the RMSE, Pbias and Person percentages of the accuracy of the MDEs SRTM-30, TOPODATA, SRTM - 90 and ALOS PALSAR compared to the PE3D. In the results, the excellence of the data from the SRTM-30 was observed, even with much higher spatial resolution, followed with greater accuracy by the TOPODATA and SRTM-90 generated coarse flows and inaccuracy. On the other hand, ALOS PALSAR exhibits caveats due to the lack of data in the MDE, which may result in overestimation. The project shows the possibility of integrating academic subjects into basic education.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Ciências Geográficas - DCGpt_BR
dc.degree.graduationGeografia Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/1773238385935204pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4183-6608pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Geografia (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_Camila Gardenea de Almeida Bandim.pdf5,9 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons