Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52901

Compartilhe esta página

Título: Músicos populares e cursos de licenciatura: Teste de Habilidade Específica como dificultador do acesso
Autor(es): RAMOS, Adonis Garcia
Palavras-chave: Teste de Habilidade Específica; Colonialidade; Modelo Conservatorial; Ensino Superior; acesso
Data do documento: 9-Nov-2022
Citação: RAMOS, Adonis Garcia. Músicos Populares e Cursos de Licenciatura: Teste de Habilidade Específica como dificultador do acesso. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Música/licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: O presente trabalho, com foco na área de educação musical, trata sobre a dificuldade de acesso do músico popular aos cursos de licenciatura em música, apresentando o Teste de Habilidade Específica, uma das ferramentas utilizadas na seleção de graduandos na maioria das Universidades Federais do Brasil, como uma barreira. Para esta pesquisa foi feito um levantamento bibliográfico sobre o acesso do músico, que não frequentou o ensino formal das escolas especializadas em música, nos cursos de licenciatura em música do país. Os conceitos de Educação Formal, Não Formal e Informal bem como Modelo Conservatorial e Colonialidade foram abordados para a contextualização do objetivo geral proposto. Como resultado, percebeu-se que existem Universidades Federais que já contam com THEs mais inclusivos e ainda outras instituições que não fazem uso dessa ferramenta. Essas Universidades, mesmo sem a aplicação do THE, exibem bons resultados em avaliações realizadas pelo Ministério da Educação, o que demonstra que modificar a forma de acesso não fez com que o curso se tornasse menos efetivo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52901
Aparece nas coleções:(TCC) - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Adonis Garcia Ramos.pdf644,42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons