Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52883

Comparte esta pagina

Título : Teletrabalho : inclusão dos servidores técnicos administrativos da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
Autor : PEREIRA, Elylian do Rêgo Maciel
Palabras clave : Teletrabalho; Servidores públicos - inovações tecnológicas; Universidades e faculdades públicas
Fecha de publicación : 15-sep-2023
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : PEREIRA, Elylian do Rêgo Maciel. Teletrabalho: inclusão dos servidores técnicos administrativos da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. 2023. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : Este trabalho tem como objetivo geral avaliar as implicações legais, técnicas e operacionais na implantação do teletrabalho para os servidores técnico-administrativos da UFRPE, lotados nas coordenações de curso de graduação. O método diagnóstico se apresentou como instrumento mais adequado para a pesquisa, cuja finalidade se qualifica como exploratória, possuindo natureza aplicada, por se tratar de um tema atual, que ainda está sendo discutido e regulamentado na administração pública e sua viabilidade de implantação junto ao grupo de pesquisa. Para levantamento de informações, foram utilizados como balizadores a análise documental, bibliográfica e questionário estruturado aplicado aos servidores técnico- administrativos lotados nas coordenações dos cursos de graduação presencial, na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação – PREG, no Departamento de Registro e Controle Acadêmico – DRCA, aos docentes e aos discentes da UFRPE, Campus - Sede. Como referenciais teóricos principais foram utilizadas as legislações federais que regem o teletrabalho no serviço público federal e a Resolução publicada pela instituição pesquisada. Para inferência dos resultados, optou-se por adotar a análise do conteúdo apoiada na técnica de Bardin. Como resultados foram elencadas as características legais, técnicas e operacionais do teletrabalho, bem como identificada a receptividade do teletrabalho junto aos servidores técnico-administrativos, aos docentes e aos discentes, além de apontar as vantagens e desvantagens da adesão do teletrabalho. Esses resultados permitiram conhecer o comportamento e perspectivas dos autores ante a adesão ao teletrabalho. De forma conclusiva, esta pesquisa consegue afirmar que existem as condições favoráveis de implantação do teletrabalho para os servidores técnico-administrativos da UFRPE, lotados nas coordenações de curso de graduação, e que não há empecilhos por parte dos adotantes e dos usuários, desde que seja adotada a modalidade híbrida no teletrabalho.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52883
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Elylian do Rêgo Maciel Pereira.pdf1,67 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons