Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5284
Título: Modelo de apoio à Decisão multicritério para terceirização de atividades produtivas baseado no Método SMARTS
Autor(es): VALOIS, Ultimo de
Palavras-chave: Terceirização; Decisão Multicritério; SMARTS; Modelo de Apoio à Decisão
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: de Valois, Ultimo; Teixeira de Almeida Filho, Adiel. Modelo de apoio à Decisão multicritério para terceirização de atividades produtivas baseado no Método SMARTS. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: A terceirização de atividades nas organizações tem se tornado uma opção de produção cada vez mais comum a fim de enfrentar a alta competitividade que se verifica nos mercados globalizados. Entretanto, não há garantias de melhorias nos resultados operacionais por meio da terceirização de atividades. De fato, as conseqüências da terceirização de atividades produtivas podem levar organizações tanto ao sucesso quanto ao fracasso. A decisão de quais atividades produtivas terceirizar e com quem terceirizá-las exige do decisor uma grande capacidade de análise, uma vez que é necessário considerar simultaneamente os vários aspectos que estão presentes nos arranjos produtivos das atividades. Benefícios e riscos precisam ser identificados e devidamente mensurados. Aspectos como qualidade, custos, velocidade, credibilidade entre outros influenciam diretamente o desempenho das atividades e impactam no resultado da organização de forma geral. Além disso, no Brasil a legislação trabalhista vigente é considerada arcaica por muitos juristas, apresentando algumas restrições à execução de atividades por terceiros que precisam ser bem compreendidas. No intuito de ajudar o decisor a encarar o complexo dilema de terceirizar ou não terceirizar atividades produtivas, este trabalho propõe um modelo para estruturar esse problema, baseado em metodologias de apoio à decisão multicritério. A formulação deste modelo proposto está fundamentada na teoria da utilidade multiatributo, com as simplificações obtidas através da técnica SMARTS (Simple Multiatribute Rating Technique using Swings), a qual é adequada às condições do problema. O modelo proposto foi aplicado e considerado, pelo decisor experimental, uma ferramenta simples e muita adequada ao problema decisório da terceirização de atividades
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5284
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3951_1.pdf481,21 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.