Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5281
Title: Análise de biodegradabilidade dos materiais que compõem os resíduos sólidos urbanos através de ensaios BMP ( Biochemical Methane Potential )
Authors: Suianne Rodrigues Lopes de Melo, Eusileide
Keywords: Resíduos Sólidos Urbanos;Biogás;Biodegradação;BMP;Modelo de Composição Química
Issue Date: 31-Jan-2010
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Suianne Rodrigues Lopes de Melo, Eusileide; José do Nascimento Guimarães, Leonardo. Análise de biodegradabilidade dos materiais que compõem os resíduos sólidos urbanos através de ensaios BMP ( Biochemical Methane Potential ). 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Abstract: Atualmente, existem diversos modelos matemáticos que estimam a geração de gases em aterros sanitários de resíduos sólidos urbanos (RSU), entre os modelos mais utilizados tem-se o LandGEM, EPA, Banco Mundial e de composição química. Em geral, os parâmetros de entrada dos modelos referem-se principalmente a dados não obtidos de forma experimental e nem sempre são representativos à situação dos aterros brasileiros. Desta forma, tem-se a necessidade de realizar experimentos para obtenção de tais parâmetros em escala específica e regional, tais como: composição dos resíduos, velocidade de degradação e forma de operação dos aterros. Entretanto, a metodologia de obtenção dos parâmetros de composição química e velocidade de degradação dos RSU ainda é limitada no Brasil dificultado assim a previsão da geração de gases de forma mais precisa. Neste contexto, este trabalho consiste na determinação experimental de parâmetros (composição química, potencial de geração de biogás e velocidade de degradação dos resíduos) e entendimento do mecanismo de biodegradação através do desenvolvimento de ensaios de Potencial Bioquímico de Metano (BMP) em cada material que compõe os RSU, tais como matéria orgânica, papel/papelão, madeira e côco, borracha e couro, resíduos de jardim, materiais sanitários, materiais têxteis, e materiais plásticos. Com os resultados obtidos pode-se observar que a mistura com os materiais têxteis e com sanitários apresentaram os dois maiores potenciais de geração de biogás equivalentes a 275,78 e 384,20 NmL/gSV, respectivamente e ambos apresentaram entre as maiores taxas de conversão química correspondendo a 31,46% para os têxteis e 45,84% para sanitários. O percentual de metano obtido no biogás gerado variou entre 26,36% para a mistura madeira e côco e lodo e 43,37% para a mistura papel/papelão e lodo
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5281
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo2415_1.pdf7.12 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.