Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52773
Comparte esta pagina
Título : | Uma ferramenta para o ensino de programação: concepção, desenvolvimento e avaliação |
Autor : | DURANS, Luís Carlos Lacerda |
Palabras clave : | Educação; Programação; Unity; Codificação Visual |
Fecha de publicación : | 3-oct-2023 |
Citación : | DURANS, Luís Carlos Lacerda. Uma ferramenta para o ensino de programação: concepção, desenvolvimento e avaliação. 2023. 15 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Resumen : | Este artigo apresenta o desenvolvimento de uma ferramenta/plugin para Unity que permite o ensino de programação de forma educativa, por meio de uma interface de codificação visual em blocos em tempo de execução. A ferramenta facilita a criação de jogos que ensinam programação, além de possibilitar o aprendizado de conceitos e estruturas de programação de forma interativa e lúdica. O artigo descreve a concepção, o desenvolvimento e a avaliação da ferramenta, a qual foi testada com usuários iniciantes em programação e analisada conforme a experiência deles. Os resultados mostraram que a ferramenta foi divertida, didática e eficaz, aumentando o interesse, a motivação e a retenção de informação dos usuários. O artigo conclui que a ferramenta é uma proposta inovadora e criativa para o ensino de programação em conjunto com a Unity, que pode contribuir para a formação de programadores com habilidades e competências para resolver problemas, criar soluções e desenvolver projetos em diferentes áreas. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52773 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Ciência da Computação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Luís Carlos Lacerda Durans.pdf | 441,64 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons