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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52773

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMELO, Sílvio de Barros-
dc.contributor.authorDURANS, Luís Carlos Lacerda-
dc.date.accessioned2023-10-10T13:58:18Z-
dc.date.available2023-10-10T13:58:18Z-
dc.date.issued2023-10-03-
dc.date.submitted2023-10-06-
dc.identifier.citationDURANS, Luís Carlos Lacerda. Uma ferramenta para o ensino de programação: concepção, desenvolvimento e avaliação. 2023. 15 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52773-
dc.description.abstractEste artigo apresenta o desenvolvimento de uma ferramenta/plugin para Unity que permite o ensino de programação de forma educativa, por meio de uma interface de codificação visual em blocos em tempo de execução. A ferramenta facilita a criação de jogos que ensinam programação, além de possibilitar o aprendizado de conceitos e estruturas de programação de forma interativa e lúdica. O artigo descreve a concepção, o desenvolvimento e a avaliação da ferramenta, a qual foi testada com usuários iniciantes em programação e analisada conforme a experiência deles. Os resultados mostraram que a ferramenta foi divertida, didática e eficaz, aumentando o interesse, a motivação e a retenção de informação dos usuários. O artigo conclui que a ferramenta é uma proposta inovadora e criativa para o ensino de programação em conjunto com a Unity, que pode contribuir para a formação de programadores com habilidades e competências para resolver problemas, criar soluções e desenvolver projetos em diferentes áreas.pt_BR
dc.format.extent15p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectProgramaçãopt_BR
dc.subjectUnitypt_BR
dc.subjectCodificação Visualpt_BR
dc.titleUma ferramenta para o ensino de programação: concepção, desenvolvimento e avaliaçãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3847692220708299pt_BR
dc.description.abstractxThis article presents the development of a tool/plugin for Unity that allows teaching programming in an educational way, through a visual coding interface in blocks in real time. The tool facilitates the creation of games that teach programming, as well as enabling the learning of concepts and structures of programming in an interactive and playful way. The article describes the conception, development, and evaluation of the tool, which was tested with novice programming users and assessed according to their experience. The results showed that the tool was fun, didactic and effective, increasing the interest, motivation and retention of information of the users. The article concludes that the tool is an innovative and creative proposal for teaching programming in Unity, which can contribute to the training of programmers with skills and competencies to solve problems, create solutions and develop projects in different areas.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.degree.departament::(CIN-DCC) - Departamento de Ciência da Computaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CIn-Curso de Ciência da Computaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Ciência da Computação

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