Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52773
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MELO, Sílvio de Barros | - |
dc.contributor.author | DURANS, Luís Carlos Lacerda | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-10T13:58:18Z | - |
dc.date.available | 2023-10-10T13:58:18Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-03 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-06 | - |
dc.identifier.citation | DURANS, Luís Carlos Lacerda. Uma ferramenta para o ensino de programação: concepção, desenvolvimento e avaliação. 2023. 15 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52773 | - |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta o desenvolvimento de uma ferramenta/plugin para Unity que permite o ensino de programação de forma educativa, por meio de uma interface de codificação visual em blocos em tempo de execução. A ferramenta facilita a criação de jogos que ensinam programação, além de possibilitar o aprendizado de conceitos e estruturas de programação de forma interativa e lúdica. O artigo descreve a concepção, o desenvolvimento e a avaliação da ferramenta, a qual foi testada com usuários iniciantes em programação e analisada conforme a experiência deles. Os resultados mostraram que a ferramenta foi divertida, didática e eficaz, aumentando o interesse, a motivação e a retenção de informação dos usuários. O artigo conclui que a ferramenta é uma proposta inovadora e criativa para o ensino de programação em conjunto com a Unity, que pode contribuir para a formação de programadores com habilidades e competências para resolver problemas, criar soluções e desenvolver projetos em diferentes áreas. | pt_BR |
dc.format.extent | 15p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Programação | pt_BR |
dc.subject | Unity | pt_BR |
dc.subject | Codificação Visual | pt_BR |
dc.title | Uma ferramenta para o ensino de programação: concepção, desenvolvimento e avaliação | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3847692220708299 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This article presents the development of a tool/plugin for Unity that allows teaching programming in an educational way, through a visual coding interface in blocks in real time. The tool facilitates the creation of games that teach programming, as well as enabling the learning of concepts and structures of programming in an interactive and playful way. The article describes the conception, development, and evaluation of the tool, which was tested with novice programming users and assessed according to their experience. The results showed that the tool was fun, didactic and effective, increasing the interest, motivation and retention of information of the users. The article concludes that the tool is an innovative and creative proposal for teaching programming in Unity, which can contribute to the training of programmers with skills and competencies to solve problems, create solutions and develop projects in different areas. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Exatas e da Terra | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CIN-DCC) - Departamento de Ciência da Computação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CIn-Curso de Ciência da Computação | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Ciência da Computação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Luís Carlos Lacerda Durans.pdf | 441,64 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons