Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52771

Compartilhe esta página

Título: Integração de dados para a construção de KPIs em uma empresa de varejo: um estudo comparativo entre uma abordagem distribuída e uma centralizada
Autor(es): FRANÇA, Vinícius Luiz da Silva
Palavras-chave: KPI; Integração de dados; Varejo
Data do documento: 22-Set-2023
Citação: FRANÇA, Vinícius Luiz da Silva. Integração de dados para a construção de KPIs em uma empresa de varejo: um estudo comparativo entre uma abordagem distribuída e uma centralizada. 2023. 45 f. TCC (Graduação) - Curso de Sistemas de Informação, Centro de Informática, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Os Indicadores-Chave de Desempenho (KPIs) representam uma ferramenta essencial na gestão de empresas, fornecendo uma visão clara e concisa do desempenho organizacional. No entanto, a escolha da abordagem de integração de dados para a geração desses KPIs apresenta desafios e vantagens. O uso de um sistema de banco de dados distribuído pode oferecer escalabilidade, mas também pode acarretar problemas de sincronização e consistência de dados. Este estudo tem como objetivo principal realizar uma análise comparativa entre duas abordagens de integração de dados na geração de KPIs. Na primeira abordagem, utilizando Database Links e Procedures de banco de dados Oracle, os cálculos dos KPIs são realizados em bancos de dados distribuídos. Por outro lado, na segunda abordagem, que faz uso da ferramenta de replicação de dados Qlik Replicate, os cálculos dos KPIs são centralizados em um único banco de dados. A meta central é otimizar a capacidade da organização de medir e melhorar seu desempenho por meio da geração de KPIs, sem prejudicar sua operação, assegurando a eficiência na disponibilização de dados. Para alcançar esse objetivo, o estudo propõe levantar métricas que avaliam o processamento de dados nas diferentes abordagens de integração e analisar o processo de implantação da integração de dados no ambiente centralizado de banco de dados, explorando desafios técnicos e organizacionais associados. Os resultados deste estudo destacam que a utilização de KPIs baseados em dados integrados em um banco de dados centralizado oferece uma solução mais eficiente para as necessidades de análise em empresas de varejo. A centralização dos dados proporciona vantagens significativas, incluindo maior segurança e privacidade dos dados. No entanto, desafios técnicos e organizacionais são identificados em ambos os cenários de teste, sendo mais proeminentes no primeiro cenário devido ao impacto direto no atendimento ao cliente e na operação das lojas. Portanto, a escolha entre essas abordagens dependerá das prioridades da empresa em relação ao equilíbrio entre eficiência, estabilidade e impacto organizacional, ressaltando a importância da conscientização e do alinhamento das estratégias de integração.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52771
Aparece nas coleções:(TCC) - Sistemas da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Vinícius Luiz da Silva França.pdf979,24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons