Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52767

Comparte esta pagina

Título : O uso da ferramenta “história em quadrinhos” no ensino aprendizagem em temáticas socioambientais : um modelo com ecossistema manguezal
Autor : SILVA, Any Caroliny Martins da
Palabras clave : Histórias em quadrinhos - HQ; Ensino lúdico - didática; Resíduos sólidos
Fecha de publicación : 31-ago-2023
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SILVA, Any Caroliny Martins da. O uso da ferramenta “história em quadrinhos” no ensino aprendizagem em temáticas socioambientais: um modelo com ecossistema manguezal. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : A História em Quadrinhos (HQ) é uma ferramenta de grande importância no ensino aprendizagem dos alunos porque faz uso de imagens associadas a textos, possui linguagem simples e informal, inserindo onomatopeias, formas regionais e gírias, que comunicam ao leitor o contexto social dos personagens, de acordo com sua forma de se expressar, fazendo deste um instrumento atrativo aos alunos por se identificarem com algum aspecto da HQ. O uso dessa ferramenta auxilia no desenvolvimento da criticidade e observação. Por ser um recurso multidisciplinar os alunos passam a observar o ambiente em que vivem a partir de outra perspectiva, incentivado a participar de forma ativa das problemáticas socioambientais, passando a elaborar soluções para tais. A partir disso foi criada uma História em Quadrinhos que se passa na cidade de Itapissuma, cujo recursos naturais fazem parte de uma Área de Proteção Ambiental, denominada APA de Santa Cruz, abordando o termo Resíduos Sólidos e seus impactos na conservação de uma espécie de Guaiamum, o Cardisoma guanhumi. A HQ Férias Ecológicas contempla alguns objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, como educação de qualidade, cidades e comunidades sustentáveis, consumo e produção responsáveis, vida na água e vida na terra. Esse trabalho foi realizado na escola municipal de Abreu e Lima, Reunidas Santa Rosa, com professores polivalentes e alunos de duas turmas do quarto ano do ensino fundamental de dois turnos. Os resultados mostraram que a HQ foi muito eficiente na comunicação de informações importantes que estão atreladas ao nosso dia-a-dia, porém é necessário levar em consideração a linguagem e o tipo de ilustração para cada faixa etária. O enriquecimento intelectual adquirido pelo uso da HQ em sala de aula, se dá a partir do posicionamento dos alunos e professores a respeito do tema abordado, com o intuito de melhorar as condições ambientais através do conhecimento adquirido pela ação. A HQ é uma ferramenta atual que contribui para o ensino e a integração do aluno como sujeito ativo do ambiente em que vive.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52767
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Any Caroliny Martins da Silva.pdf2,92 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons