Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52726
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | RODRIGUES FILHO, Edil de Albuquerque | - |
dc.contributor.author | RODRIGUES, Emmanuel Martins Damasceno | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-09T15:50:05Z | - |
dc.date.available | 2023-10-09T15:50:05Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-21 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-07 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Emmanuel Martins Damasceno. Jogos populares e educação física: um estudo de revisão sobre as possibilidades de intervenção no ensino fundamental. 2023. 26 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52726 | - |
dc.description.abstract | Os jogos populares sempre estiveram presentes no cotidiano das crianças com o papel de desenvolver de forma lúdica sua socialização, espírito de equipe e imaginação. A implementação da atividade lúdica como ferramenta de desenvolvimento está cada dia mais comum, pois colaboram também para desenvolver as habilidades motoras e cognitivas dos indivíduos, diminuindo assim a probabilidade de tornarem-se adultos sedentários. Desta forma, é possível analisar que o desenvolvimento da criança começa já nos primeiros anos de vida e que estes estímulos são decisivos para o crescimento dos mesmos de forma física, neurológica, social e comportamental. Por este motivo, busca-se nesta revisão de literatura compreender o papel das intervenções lúdicas por meio dos jogos tradicionais, nas aulas de Educação Física e de qual forma elas podem colaborar no ensino fundamental. As pesquisas foram realizadas nas bases de dados do Scielo e google acadêmico; teve como critério de inclusão buscar por publicações que abordassem o tema proposto e a partir disso foi possível concluir que os jogos populares inseridos no contexto escolar das aulas de Educação Física importantes, pois a utilização de brincadeiras e instrumentos lúdicos colaboram positivamente na aprendizagem motora a fim de desenvolver habilidades finas, grossas, equilíbrio e controle motor. | pt_BR |
dc.format.extent | 26 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Jogos Populares | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento Motor | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.title | Jogos populares e educação física: Um estudo de revisão sobre as possibilidades de intervenção no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6988529555456700 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Popular games have always been present in children's daily lives with the role of developing their socialization, team spirit and imagination in a playful way. The implementation of recreational activities as a development tool is becoming more common every day, as they also help to develop individuals' motor and cognitive skills, thus reducing the likelihood of them becoming sedentary adults. In this way, it is possible to analyze that a child's development begins in the first years of life and that these stimuli are decisive for their growth physically, neurologically, socially and behaviorally. For this reason, this literature review seeks to understand the role of playful interventions, through traditional games, in Physical Education classes and how they can collaborate in elementary education. The research was carried out in the databases of Scielo and Google Scholar, the inclusion criterion was to search for publications that addressed the proposed topic and from this it was possible to conclude that popular games inserted in the school context of Physical Education classes important, as the use of games and recreational instruments contribute positively to motor learning in order to develop fine and gross skills, balance and motor control. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC EMMANUEL DEPOSITAR.pdf | 445,82 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons