Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52726

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRODRIGUES FILHO, Edil de Albuquerque-
dc.contributor.authorRODRIGUES, Emmanuel Martins Damasceno-
dc.date.accessioned2023-10-09T15:50:05Z-
dc.date.available2023-10-09T15:50:05Z-
dc.date.issued2023-09-21-
dc.date.submitted2023-10-07-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Emmanuel Martins Damasceno. Jogos populares e educação física: um estudo de revisão sobre as possibilidades de intervenção no ensino fundamental. 2023. 26 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52726-
dc.description.abstractOs jogos populares sempre estiveram presentes no cotidiano das crianças com o papel de desenvolver de forma lúdica sua socialização, espírito de equipe e imaginação. A implementação da atividade lúdica como ferramenta de desenvolvimento está cada dia mais comum, pois colaboram também para desenvolver as habilidades motoras e cognitivas dos indivíduos, diminuindo assim a probabilidade de tornarem-se adultos sedentários. Desta forma, é possível analisar que o desenvolvimento da criança começa já nos primeiros anos de vida e que estes estímulos são decisivos para o crescimento dos mesmos de forma física, neurológica, social e comportamental. Por este motivo, busca-se nesta revisão de literatura compreender o papel das intervenções lúdicas por meio dos jogos tradicionais, nas aulas de Educação Física e de qual forma elas podem colaborar no ensino fundamental. As pesquisas foram realizadas nas bases de dados do Scielo e google acadêmico; teve como critério de inclusão buscar por publicações que abordassem o tema proposto e a partir disso foi possível concluir que os jogos populares inseridos no contexto escolar das aulas de Educação Física importantes, pois a utilização de brincadeiras e instrumentos lúdicos colaboram positivamente na aprendizagem motora a fim de desenvolver habilidades finas, grossas, equilíbrio e controle motor.pt_BR
dc.format.extent26 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogos Popularespt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Motorpt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.titleJogos populares e educação física: Um estudo de revisão sobre as possibilidades de intervenção no ensino fundamentalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6988529555456700pt_BR
dc.description.abstractxPopular games have always been present in children's daily lives with the role of developing their socialization, team spirit and imagination in a playful way. The implementation of recreational activities as a development tool is becoming more common every day, as they also help to develop individuals' motor and cognitive skills, thus reducing the likelihood of them becoming sedentary adults. In this way, it is possible to analyze that a child's development begins in the first years of life and that these stimuli are decisive for their growth physically, neurologically, socially and behaviorally. For this reason, this literature review seeks to understand the role of playful interventions, through traditional games, in Physical Education classes and how they can collaborate in elementary education. The research was carried out in the databases of Scielo and Google Scholar, the inclusion criterion was to search for publications that addressed the proposed topic and from this it was possible to conclude that popular games inserted in the school context of Physical Education classes important, as the use of games and recreational instruments contribute positively to motor learning in order to develop fine and gross skills, balance and motor control.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC EMMANUEL DEPOSITAR.pdf445,82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons