Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5272
Título: Gestão de custos na rede hoteleira em Maceió: construto ou realidade
Autor(es): Peixoto, Wellington Spencer
Palavras-chave: Gestão de Custos;Sistema de Custeio;Competitividade
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Spencer Peixoto, Wellington; Lamartine Távora Júnior, José. Gestão de custos na rede hoteleira em Maceió: construto ou realidade. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: Este trabalho analisa o processo de gestão dos custos nos hotéis, classificados de 4 e 5 estrelas em Maceió, como um parâmetro de desempenho para a competitividade de mercado. Os procedimentos metodológicos de entrevista adotados com os gerentes, pesquisa de campo e bibliográfica, coleta e análise de informações para a realização do estudo possibilitaram uma melhor compreensão dos aspectos reais e o dimensionamento da problemática estudada, identificadas como ações isoladas e empíricas, ignorando e não se efetivando na conformidade da gestão de custos. Conclui-se que a rede hoteleira em Maceió possui um sistema de custeio gerencial empírico. Estando o mesmo atrelado à cultura empreendedora de processos reativos, na tentativa de buscar solucionar problemas no sistema operacional pelo imediato. Nesta concepção, a rede hoteleira está distante para processos competitivos não compelidos no compromisso da filosofia de excelência empresarial. Neste sentido, este trabalho sugere a implantação do Custeio Baseado em Atividades ABC, como forma de oferecer uma visão estratégica dos custos, para atender às novas necessidades da administração para o atual cenário da competição global
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5272
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3947_1.pdf1,18 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.