Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52674
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CHAGAS, Cristiano Aparecido | - |
dc.contributor.author | SILVA, Jackson Alves da | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-06T18:31:40Z | - |
dc.date.available | 2023-10-06T18:31:40Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-21 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-06 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Jackson Alves da. Construção de infográficos para uso em aulas de Biologia Celular no Ensino Médio. 2023. 28 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52674 | - |
dc.description.abstract | O uso de infográficos para o ensino de biologia celular na educação tem como principal fundamento ajudar na compreensão de conteúdos processuais. Concomitante a isso, a construção de infográficos através de plataformas digitais influência para que haja uma maior proximidade do aluno com a educação tecnológica, apesar de o “mundo digital” ser pouco acessível por uma parte considerável população brasileira. Além disso, a infografia é mais uma ferramenta que o professor pode usar para aumentar a participação direta do aluno na construção do conhecimento. Por sua vez, a infografia traz clareza e objetividade na leitura, pois associa imagens e textos concisos, ou seja, é a utilização da comunicação verbal e visual, facilitando a imaginação dos processos biológicos, ou qualquer outro, aumentando a velocidade de aprendizagem. Para mais, o principal objetivo deste trabalho foi construir infografias, por meio de ferramentas digitais de fácil acesso e uso, como recurso facilitador de ensino-aprendizagem de Biologia Celular. Utilizou-se as plataformas Canva e Freepik, e o programa Adobe Illustrator® para a construção desses recursos. Os temas relacionados aos infográficos foram mitose, meiose, replicação do DNA e transcrição e tradução da informação genética. | pt_BR |
dc.format.extent | 28 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Infográficos | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Biologia Celular | pt_BR |
dc.title | Construção de infográficos para uso em aulas de Biologia Celular no Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3655967111364115 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The use of infographics for teaching cell biology in education is primarily aimed at aiding in the understanding of procedural content. Concurrently, the creation of infographics through digital platforms influences a closer connection between students and technological education, even though the "digital world" is not easily accessible to a significant portion of the Brazilian population. Furthermore, infographics are yet another tool that teachers can utilize to enhance students' direct involvement in knowledge construction. In turn, infographics provide clarity and conciseness in reading, as they combine images and concise text, i.e., they use both verbal and visual communication, facilitating the visualization of biological processes or any other subject, thereby increasing the speed of learning. Furthermore, the main objective of this work is to create infographics using easily accessible and user-friendly digital tools as a teaching and learning aid for Cell Biology. We used the Canva and Freepik platforms, as well as the Adobe Illustrator® software, to create these resources. The topics related to the infographics were mitosis, meiosis, DNA replication and transcription and translation of genetic information. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Jackson Alves da Silva.pdf | 1,1 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons