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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMORAIS, Flávio Campos de-
dc.contributor.authorPEREIRA, Mariana Esther Silva-
dc.date.accessioned2023-10-05T17:01:53Z-
dc.date.available2023-10-05T17:01:53Z-
dc.date.issued2023-10-28-
dc.date.submitted2023-10-03-
dc.identifier.citationPEREIRA, Mariana Esther Silva. Análise dos efeitos da dança na afetividade de escolares com transtorno do espectro autista. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52640-
dc.description.abstractCom o aumento de escolares com algum tipo de deficiência se faz necessário pesquisar sobre como se deve proceder nas aulas de Educação Física em turmas inclusivas. A dança criativa pode ser uma atividade benéfica para pessoas com autismo, pois oferece uma maneira de expressão não-verbal, permitindo que os indivíduos se comuniquem e se conectem uns com os outros de uma forma única. A dança, juntamente com a expressão criativa, melhora as habilidades sociais, comunicação, coordenação motora e interação social em indivíduos. A metodologia do Sistema Laban, quando usada para atender às necessidades individuais desse público, tem demonstrado uma melhora na comunicação, na auto expressão e na consciência corporal, proporcionando aos mesmos, uma maneira única de se conectar com o mundo que os rodeia. O Transtorno do Espectro Autista é um Transtorno do Neurodesenvolvimento, que são distúrbios cognitivos e comportamentais, que surgem durante o período de desenvolvimento da criança e que abrangem dificuldades significativas na aquisição e execução de funções específicas motoras, intelectuais, de linguagem ou sociais. A pesquisa teve como objetivo verificar o efeito das vivências de dança enquanto conteúdo da educação física em escolares com Transtorno do Espectro Autista. Trata-se de uma pesquisa-ação, e foi desenvolvido em uma escola do município de Vitória de Santo Antão, com alunos do ensino infantil e fundamental I. Foram realizadas quatro intervenções de dança, baseadas na dança criativa proposta por Rudolf Laban. A coleta de dados se deu através da aplicação de questionários sociodemográficos e da Escala PANAS, sendo respondida por professores e cuidadores dos alunos com TEA. Os resultados demonstraram um aumento dos afetos positivos e redução de afetos negativos, e sugerem que a dança pode ter efeitos positivos na afetividade e interação social de crianças com TEA. Este estudo contribui para ampliar o entendimento sobre a importância da dança como conteúdo da educação física para crianças com autismo, ressaltando o seu efeito positivo na promoção da afetividade e desenvolvimento desses alunos.pt_BR
dc.format.extent43 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectExpressão corporalpt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectEscolarespt_BR
dc.titleAnálise dos efeitos da dança na afetividade de escolares com Transtorno do Espectro Autistapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coOLIVEIRA, Saulo Fernandes Melo de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3677499513423258pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3573990227761049pt_BR
dc.description.abstractxWith the increase in the number of students with some kind of disability, it is necessary to research how to proceed in Physical Education classes in inclusive settings. Creative dance can be a beneficial activity for people with autism, as it offers a way of non-verbal expression, allowing individuals to communicate and connect with each other in a unique way. Dance, along with creative expression, improves social skills, communication, motor coordination and social interaction in individuals. The Laban System methodology, when used to meet the individual needs of this audience, has been shown to improve communication, self-expression and body awareness, providing them with a unique way of connecting with the world around them. Autism Spectrum Disorder is a Neurodevelopmental Disorder, which are cognitive and behavioral disorders that arise during the child's developmental period and encompass significant difficulties in the acquisition and execution of specific motor, intellectual, language or social functions. The aim of the research was to verify the effect of dance experiences as physical education content on students with Autism Spectrum Disorder. It is an action research project and was carried out in a school in the municipality of Vitória de Santo Antão, with students from nursery and elementary school. Four dance interventions were carried out, based on the creative dance proposed by Rudolf Laban. Data was collected through sociodemographic questionnaires and the PANAS Scale, which was answered by teachers and caregivers of students with ASD. The results showed an increase in positive affect and a reduction in negative affect, and suggest that dance can have positive effects on the affectivity and social interaction of children with ASD. This study contributes to broadening the understanding of the importance of dance as physical education content for children with autism, highlighting its positive effect in promoting the affectivity and development of these students.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/1370555928023240pt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

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