Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52634

Compartilhe esta página

Título: Algoritmo é para pensar: um estudo sobre a indução dos indivíduos nas práticas de consumo.
Autor(es): SILVA, Lucas Melo Ferreira
Palavras-chave: Sociedade em rede; Sociedade de consumo; Algoritmos; Marketing; Big data
Data do documento: 11-Ago-2023
Citação: SILVA, Lucas Melo Ferreira. Algoritmo é para pensar: um estudo sobre a indução dos indivíduos nas práticas de consumo. 2023. 115 f. TCC (Graduação) - Curso de Comunicação Social, Caa-Nd) - Núcleo de Design e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: No presente trabalho, buscamos compreender as consequências diretas e indiretas no comportamento dos indivíduos de uma sociedade de massa, na qual o consumo é figurado e construído por algoritmos. A pesquisa, que teve como problema orientador o seguinte enunciado: como os algoritmos de uma rede social digital direcionam o usuário para determinado conteúdo sobre um bem, produto ou serviço, limitando suas opções escolhas?; partiu do estudo teórico bibliográfico referente à sociedade de consumo moderna, da sociedade em rede, algoritmos e marketing digital, para traçar/verificar uma origem deste “consumo algorítmico”, e como ele pôde interferir nas práticas sociais dos indivíduos, bem como nas formas de interação das empresas com seus consumidores. Para tanto, debruçamo nos sobre as raízes teóricas das discussões acerca da inteligência artificial e do regime de informação, procurando sempre, dentro de um panorama histórico e contemporâneo, vieses para compreender suas aplicações e potencialidades. Os resultados da pesquisa revelam que de fato os algoritmos moldam as vidas de todos nós, sobretudo no contexto da Internet ou da Era dos Dados, e que nossa sociedade, tal como se configura hoje, ruma a uma nova fase da existência humana, na qual os dados dos indivíduos são moeda de troca e a filosofia criada pela emergente importância do big data torna-se cada vez mais relevante.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52634
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - LUCAS MELO FERREIRA SILVA.pdf1,27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons