Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52631

Share on

Title: UTILIZAÇÃO DA AURICULOTERAPIA COMO TRATAMENTO PARA ESTRESSE: UMA REVISÃO DA LITERATURA
Authors: ROCHA, Luciana Monique Vieira da
Keywords: Estresse Fisiológico; Auriculoterapia; Terapias Complementares
Issue Date: 12-Jun-2017
Citation: .
Abstract: INTRODUÇÃO: O estresse pode favorecer o indivíduo em situações onde respostas e raciocínio imediato são necessárias. Mas se os estímulos estressores permanecerem, esse indivíduo pode sofrer consequências negativas na sua vida pessoal e profissional, afetando a saúde. Diante do aumento das demandas estressoras da vida cotidiana, as quais levam cada vez mais os indivíduos a crises de ansiedade e depressão com prejuízos de saúde e profissionais, a auriculoterapia pode ser uma alternativa simples e eficaz na reversão desse quadro. OBJETIVO: Organizar o conhecimento sobre a utilização de auriculoterapia na redução do estresse, verificando se essa é uma ferramenta viável e eficaz para a melhoria da qualidade de vida. MÉTODOS: A seleção dos artigos foi feita nos meses de março e abril de 2017 através de pesquisa nas bases de dados LILACS, SCIELO e PUBMED. Descritores utilizados: auriculoterapia e estresse ou auriculotherapy and stress, sem limites temporais. RESULTADOS: Foram encontrados 28 artigos, e após análise permaneceram 06 artigos. Os voluntários dos artigos foram profissionais de saúde, de enfermagem ou alunos de enfermagem. Todos os artigos utilizaram protocolos de auriculoterapia, e os pontos mais utilizados foram, shen men, rim chinês e tronco cerebral. CONCLUSÃO: A auriculoterapia foi efetiva na redução do estresse nas populações de estudo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52631
Appears in Collections:(CAV) TCC - Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ArtigoDefesaLuciana (1) (1).pdf359,1 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons