Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5263
Title: Análise e determinação dos parâmetros da estrutura algébrica de Taylor tendo o desgaste da ferramenta de corte como variável dependente
Authors: Quaresma Ferraz, Arimatea
Keywords: Desgaste de flanco; Usinagem; Modelo matemático
Issue Date: 31-Jan-2008
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Quaresma Ferraz, Arimatea; Gomes de Mattos de Mesquita, Noemia. Análise e determinação dos parâmetros da estrutura algébrica de Taylor tendo o desgaste da ferramenta de corte como variável dependente. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Abstract: Este trabalho visa mostrar os resultados analisados a partir de dois modelos dos quais serão designados por Taylor Simples e Taylor Expandida para a mensuração do desgaste da ferramenta de corte. Foram analisados os dados obtidos dos desgastes da ferramenta de corte pelas funções em comparação com os dados reais medidos, que se encontram o Anexo I deste trabalho. Nos experimentos de usinagem com estes aços foram utilizadas oito e seis diferentes condições de corte para o ABNT 1038 e 1045 respectivamente. A partir dos dados reais e os calculados pelos modelos foram feitas algumas análises dos comportamentos dos resultados calculados para termos uma noção da eficiência dos modelos obtidos a partir da correlação múltipla das seguintes variáveis: velocidade, tempo de corte, avanço e profundidade de corte em função do desgaste da ferramenta (vida útil da ferramenta)
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5263
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Engenharia Mecânica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo3802_1.pdf1.03 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.