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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52604
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Título: | Estudo da degradação termo-oxidativa de uma blenda automotiva aplicada em tanques de combustível |
Autor(es): | SILVA, Jardel Jackson de Oliveira |
Palavras-chave: | Engenharia mecânica; PEAD; EVOH; Blendas poliméricas; Degradação; Tanques de combustível |
Data do documento: | 29-Ago-2023 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SILVA, Jardel Jackson de Oliveira. Estudo da degradação termo-oxidativa de uma blenda automotiva aplicada em tanques de combustível. 2023. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | No mercado automotivo atual existe uma busca constante pela redução das taxas de emissão de gases poluentes e o aumento da segurança veicular. Para atender a essas demandas o mercado tem investido constantemente no desenvolvimento de novos materiais. O aumento de 10% na massa do veículo resulta em uma redução de eficiência de 4,6% no consumo de combustível, o que, por sua vez, aumenta as emissões de gases poluentes. Nesse contexto, os materiais poliméricos se tornaram uma opção amplamente utilizada na construção de veículos nos últimos anos. No entanto, a degradação e a durabilidade são as principais limitações na aplicação de polímeros na indústria automotiva. Este trabalho tem como objetivo estudar o processo de degradação termo-oxidativa da blenda de PEAD, EVOH e PE-g-AM, comumente utilizada na fabricação de tanques de combustível automotivos. Nesse estudo foram preparadas diferentes composições de blendas, que foram processadas em diferentes tempos de residência de extrusão. As amostras foram analisadas por Calorimetria Exploratória Diferencial (DSC), Espectroscopia de Infravermelho por Transformada de Fourier (FTIR), Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), medidas de Índice de Fluidez (MFI) e Ensaios de Tração. A partir das análises, foi possível observar que o tempo de residência dentro da extrusora é o principal fator que contribui para a degradação da blenda, seguido pelo percentual de EVOH incorporado nas blendas. Quanto maior o tempo de residência e o percentual de EVOH, maior é a velocidade da degradação termo- oxidativa, o que pode levar a comprometimento estrutural dos tanques de combutível. Compreender a degradação termo-oxidativa contribui para uma melhora nos controles de parâmetros de processo de fabricação dos tanques de combustível e consequentemente para melhoria da qualidade e segurança desses componentes. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52604 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Engenharia Mecânica |
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