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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52601
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Título: | Hemodinâmica computacional de bombas axiais cardíacas: estudo da influência das hélices do rotor. |
Autor(es): | SILVA NETO, Paulo Virginio da |
Palavras-chave: | Hemodinâmica computacional; Bomba cardíaca axial; Insuficiência cardíaca; Dispositivo de assistência ventricular |
Data do documento: | 27-Set-2023 |
Citação: | SILVA NETO, Paulo Virginio da. Hemodinâmica computacional de bombas axiais cardíacas: Estudo da influência das hélices do rotor. 2023. 96 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Departamento de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | O transplante cardíaco é uma das soluções mais utilizadas contra a insuficiência cardíaca. Essa doença crônica ocorre quando o coração não está cumprindo sua fase sistólica ou diastólica corretamente, ou seja, não está bombeando ou enchendo-se de sangue de forma adequada para atender às necessidades do corpo, incapacitando-o de desenvolver suas funções. Seus sintomas vão desde falta de ar, fadiga, pernas inchadas até batimentos cardíacos acelerados. Quando esses sintomas se agravam de forma rápida, pode-se considerar um episódio de descompensação aguda e quando a insuficiência cardíaca é tida como grave, o paciente é passível de transplante. Porém, a falta de doadores e rejeição do corpo ao transplante podem comprometer esse método. Para suprir tais necessidades, surgem os dispositivos de assistência circulatória mecânica, sobretudo, o Dispositivo de Assistência Ventricular (DAV). Este projeto conduziu uma modificação na geometria de uma bomba axial, para determinar a influência das mudanças das hélices do rotor nos resultados das análises, seguido por simulações computacionais internas. As curvas de desempenho foram geradas baseadas nos dados do ensaio hidrodinâmico da bomba centrífuga Cardiac Assistant Recovery of Life (CARoL). A avaliação resultante dessas curvas, somada à análise dos fluxos das rotações e vazões, serviram de comparativo entre o modelo anterior e de base para novas modificações do dispositivo para atuação como uma alternativa de DAV. Este trabalho se concentra em fornecer uma breve apresentação da formulação e da resolução das análises previamente expostas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52601 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Engenharia Mecânica |
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