Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52588

Compartilhe esta página

Título: Consumo alimentar de risco para doenças crônicas não transmissíveis e estado nutricional de estudantes de uma escola pública do Recife.
Autor(es): MACIEL, Anna Letícia Ludovico
Palavras-chave: estado nutricional; consumo alimentar; doenças crônicas
Data do documento: 20-Set-2023
Citação: MACIEL, Anna Letícia Ludovico. Consumo alimentar de risco para doenças crônicas não transmissíveis e estado nutricional de estudantes de uma escola pública do Recife. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A obesidade é uma das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) mais prevalentes no mundo, sendo o consumo alimentar um dos principais fatores relacionados ao surgimento das DCNT, além de outros fatores associados como a inatividade física. Este estudo transversal tem como objetivo analisar a relação entre o consumo alimentar de risco para doenças crônicas não transmissíveis e o estado nutricional de estudantes do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco com idade entre 15 e 18 anos. As variáveis estudadas foram os dados socioeconômicos e demográficos, estado nutricional, consumo alimentar, comportamentos relacionados à saúde e maturação sexual. Para avaliar o estado nutricional dos estudantes, foi utilizado o Índice de Massa Corporal para a idade e a circunferência da cintura. O consumo alimentar foi avaliado por meio do recordatório alimentar de 24 horas, sendo avaliado o consumo de gorduras (trans, saturada e insaturadas) e fibras. Foi considerado um nível de significância estatístico estabelecido em p <0,05. Em relação ao estado nutricional, 28,9% foram classificados com excesso de peso e 11,1% com obesidade abdominal. No que diz respeito ao consumo alimentar, observou-se que a maioria apresentou baixo consumo de fibras (77,8%), de gordura monoinsaturada (95,6%) e de gordura poli-insaturada (93,3%), 6,7% apresentou consumo elevado de gordura trans e 22,2%, consumo elevado de gordura saturada. Apesar de não ter sido identificada associação entre o estado nutricional, o consumo alimentar e as variáveis estudadas, é relevante destacar que as frequências, principalmente no que diz respeito ao baixo consumo de fibras e gorduras insaturadas, bem como o tempo semanal dedicado à atividade física e ao tempo diário de exposição às telas, refletem as necessidades de programas de promoção à saúde e educação nutricional voltados para adolescentes, a fim de prevenir o desenvolvimento de DCNT, como a obesidade, e promover hábitos alimentares e estilo de vida mais saudável nessa faixa etária.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52588
Aparece nas coleções:(TCC) - Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Anna Letícia Ludovico Maciel.pdf2,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons