Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52549

Compartilhe esta página

Título: O USO DO BRINQUEDO COMO INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO DO NEURODESENVOLVIMENTO INFANTIL
Autor(es): FONSECA, Marianni Roberta de Oliveira
Palavras-chave: Desenvolvimento Infantil; Deficiências do Desenvolvimento; Enfermagem Pediátrica; Transtornos do Neurodesenvolvimento
Data do documento: 8-Jun-2017
Citação: .
Abstract: Objetivo: Avaliar o neurodesenvolvimento infantil, utilizando como ferramenta o brinquedo. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, realizado no ano de 2017 com 21 crianças de idade entre 0 a 14 anos, que apresentam diagnóstico de Atraso no Desenvolvimento Neuropsicomotor (ADNPM). Os instrumentos utilizados foram uma ficha de Avaliação Infantil de Anamnese Geral, em seguida de um formulário de Avaliação Geral do Neurodesenvolvimento Infantil e um formulário de Dados sociodemográficos. Resultados: Verificou-se que a maior parte da amostra não frequentava escola/creche (76,2%), estava incluso em programas sociais (81,0%), no qual a maior parte era o BPC (57,1%). Além dos pais/responsáveis possuírem baixa escolaridade (42,9%). Dado exposto mostrou que o diagnóstico principal da amostra foi Microcefalia (42,9%). E por fim, a partir da Avaliação Geral do Neurodesenvolvimento avaliou-se que a idade que apresentou nível insatisfatório foi até os 18 meses (63,6%). Conclusão: A produção de conhecimento acerca do neurodesenvolvimento infantil utilizando a brincadeira é importante e se faz necessária para que as pessoas que estão diretamente em contato com as crianças (pais, professores, e outros profissionais envolvidos) estimulem mais esse comportamento, bem como propiciem um ambiente em que o brincar ocorra de forma mais enriquecedora.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52549
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marianni.pdf478,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons