Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52536

Compartilhe esta página

Título: Quitosana fúngica associada a óleos vegetais na preservação do caju : estudo comparativo entre óleos de licuri (syagrus coronata) e tomilho (thymus vulgaris)
Autor(es): DIMAS, Arthur Victor da Silva
Palavras-chave: Filmes comestíveis; Colheitas agrícolas; Óleos voláteis; Óleo fixo; Antracnose
Data do documento: 24-Ago-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: DIMAS, Arthur Victor da Silva. Quitosana fúngica associada a óleos vegetais na preservação do caju: estudo comparativo entre óleos de licuri (syagrus coronata) e tomilho (thymus vulgaris). 2023. Dissertação (Mestrado em Nutrição) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O objetivo desta pesquisa foi comparar a capacidade de duas emulsões, quitosana fúngica com óleo essencial de tomilho ou com óleo fixo de licuri, em promover proteção nos pedúnculos de caju contra ação microbiana. Para isso, foram elaboradas duas coberturas comestíveis por método de ultra homogeneização. Em seguida, foram testadas as ações antimicrobianas contra Staphylococcus aureus, Enterococcus faecalis, Escherichia coli, Pseudomonas aeruginosa, Candida albicans e Colletotrichum gloeosporioides. Também foram analisadas as alterações morfológicas causadas pelas coberturas no crescimento do C. gloeosporioides pela técnica do microcultivo. Logo após, foi verificada a composição fenólica total e o potencial de irritabilidade por HET-CAM. E por fim, as coberturas foram avaliadas quanto ao seu potencial preventivo e curativo contra infecção de C. gloeosporioides durante armazenamento a 25oC por 4 dias. As emulsões mostraram-se estáveis durante o tempo de análise. A cobertura de óleo fixo de licuri obteve tamanho de partícula de ~444 nm e a cobertura de óleo essencial de tomilho alcançou ~1 μm. Ambas as coberturas exibiram atividade antimicrobiana contra todos microrganismos testados em diferentes concentrações. A cobertura do óleo essencial de tomilho apresentou ~0,3424 mg GAE/g de compostos fenólicos totais e a cobertura de óleo fixo de licuri ~0,0638 mg GAE/g. Ambas foram consideradas como não irritantes e foram capazes de dobrar o tempo necessário para que o fungo cobrisse toda a superfície dos pedúnculos.
Descrição: DIMAS, Arthur Victor da Silva, também é conhecido em citações bibliográficas por: SILVA, Arthur Victor da.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52536
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Arthur Victor da Silva Dimas.pdf7,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons