Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52524

Compartilhe esta página

Título: Avaliação do potencial biorremediador de Cladonia substellata na modificação de solos em processo de salinização da Ilha de Assunção - PE
Autor(es): SILVA, Lívia Andrea Ferreira de Lima
Palavras-chave: Solo; Desertificação; Meio Ambiente; Caatinga; Educação
Data do documento: 7-Nov-2022
Citação: SILVA, Lívia Andrea Ferreira de Lima. Avaliação do potencial biorremediador de Cladonia substellata na modificação de solos em processo de salinização da Ilha de Assunção - PE. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: A crescente exploração de recursos naturais para o desenvolvimento de atividades agrícolas provoca inúmeros impactos sobre o meio ambiente e aos ecossistemas que o compõe. Na Região Nordeste do Brasil, sobretudo no Bioma Caatinga, o manejo inadequado do solo somado às altas taxas de insolação e baixos volumes pluviométricos, favorecem a ocorrência de processos como o da desertificação, sinalizando para o uso de técnicas que mitiguem suas consequências. Por esta razão, o presente trabalho visou avaliar o ensaio de número seis de Silva (2018), através da determinação dos atributos do solo; estoque de nutrientes (Eca), (EMg), (EK), e (EP); e análise física da amostra de campo com o objetivo de avaliar o potencial biorremediador de C. substellata sobre solos em processo de salinização da ilha de Assunção, Cabrobó – PE, além de propor uma atividade didática voltada ao ensino básico no conhecimento do Bioma Caatinga e os impactos a ele relacionado. Os resultados obtidos demonstraram que os solos da área pesquisada foram formados através da deposição sedimentar fluvial, contendo boas reservas nutricionais. Os índices de Na+ mostraram-se altos desde a amostra controle, mas apresentaram um decréscimo relevante especialmente com a associação da matéria orgânica ao talo e/ou extrato do líquen sobreposto ao solo. Houve redução da CTC efetiva de todos os ensaios experimentais. Os teores de Ca% e %Mg tiveram um aumento pequeno em tratamentos pontuais, resposta diferente às taxas de %K que aumentaram substancialmente em todo intervalo experimental em ralação ao controle de campo. O estoque de nutrientes revelou a diminuição de ECa e EMg em todos os tratamentos, porém houve um aumento abundante nos valores de EK e EP, em especial no tratamento que simulou episódios úmidos com uso da matéria orgânica e talos liquênicos. Diante dos resultados obtidos é possível concluir que C. substellata sobreposta a solos salinizados do semiárido pernambucano desempenhou um importante papel na ciclagem de nutrientes e diminuição dos teores de Na+, reduzindo dos impactos da salinização. Logo, a utilização de liquens e suas substâncias apresenta-se como mecanismo em potencial na biorremediação de solos em processo de desertificação. Propostas didáticas, voltadas à educação ambiental na compreensão da degradação do bioma Caatinga, são medidas essenciais na formação cidadã dos estudantes para promover a conscientização ambiental dos fenômenos ligados às suas realidades.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52524
Aparece nas coleções:(TCC) - Geografia (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Lívia Andrea Ferreira de Lima Silva.pdf996,47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons