Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52494

Compartilhe esta página

Título: Do orgulho extramuros ao armário intramuros : análise discursiva dos relatos de pessoas LGBTQIA+ custodiadas no Centro de Ressocialização do Agreste de Canhotinho (PE)
Autor(es): OLIVEIRA, Thaina Marques de
Palavras-chave: Direitos humanos; Identidade de gênero; Sexualidades; Análise crítica do discurso
Data do documento: 31-Ago-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: OLIVEIRA, Thaina Marques de. Do orgulho extramuros ao armário intramuros: análise discursiva dos relatos de pessoas LGBTQIA+ custodiadas no Centro de Ressocialização do Agreste de Canhotinho (PE). 2023. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A presente pesquisa propõe analisar as narrativas das pessoas LGBTQIA+ custodiadas na Penitenciária de Canhotinho, no interior do Estado de Pernambuco, especialmente no que diz respeito à orientação sexual e identidade de gênero. Mais especificamente, se buscou investigar os relatos acerca das vivências dessas pessoas em restrição de liberdade, em regime prisional semiaberto, destacando os aspectos que tocam à sexualidade e identidade de gênero dissidentes da matriz cis-heterossexista e do binarismo feminino-masculino. Como objetivos específicos, busquei discutir a situação desses indivíduos, notadamente no que tange ao tratamento oferecido pelos agentes estatais e custodiados cisgêneros e heterossexuais através das singularidades próprias daquela unidade prisional interiorana; analisar as medidas adotadas pela unidade prisional para conter os atos discriminatórios, sobretudo comportamentos sexistas e homotransfóbicos, além de investigar as possíveis estratégias de resistências utilizadas pelos sujeitos da pesquisa no referido locus. Quanto à metodologia, através de uma abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com as pessoas entrevistadas na pesquisa, acrescida de observação participante. Para análise e interpretação dos dados colhidos, foram empregados os preceitos teórico-metodológicos da Análise Crítica de Discurso, particularmente por intermédio do modelo discursivo tridimensional proposto pelo linguista britânico Norman Fairclough. Como resultado da investigação, foi possível constatar que o rompimento da ineligibilidade normativa reflete na identificação das pessoas entrevistadas dentro do feminino, o que demarca o local social que elas devem ocupar, atuando como método de subalternização.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52494
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Direitos Humanos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Thaina Marques de Oliveira.pdf1,46 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons