Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52489

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGARCIA, Vinicius Cardoso-
dc.contributor.authorSIQUEIRA, Giovani Albuquerque Villarim de-
dc.date.accessioned2023-09-28T13:55:15Z-
dc.date.available2023-09-28T13:55:15Z-
dc.date.issued2023-09-27-
dc.date.submitted2023-09-27-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Giovani. Desenvolvimento de um Decision Board com base nas avaliações do Reclame Aqui para aprimorar a Tomada de Decisão Organizacional. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Sistemas de Informação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52489-
dc.description.abstractUm problema das organizações atualmente é conseguir ter um panorama detalhado das reclamações que elas possuem no Reclame Aqui, que é o maior site brasileiro de queixas contra empresas sobre atendimento, compra e venda de produtos e serviços. Além disso, caso uma empresa queira fazer uma leitura dos seus dados que estão armazenados nos servidores do Reclame Aqui com o objetivo de fazer uma análise interna, o preço é extremamente elevado, tornando esse processo ainda mais difícil de ser realizado. Baseando-se nesse contexto, foi observada a oportunidade de explorar os dados do Reclame Aqui de forma gratuita e legítima através de uma técnica chamada Web Scraping, e criar, com isso, um Sistema de Apoio à Decisão Estratégica que irá disponibilizar diversos Decision Boards apoiadores na tomada de decisão das organizações.pt_BR
dc.format.extent80p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia de Softwarept_BR
dc.subjectDecision Boardpt_BR
dc.subjectSistema de Apoio à Decisãopt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um Decision Board com base nas avaliações do Reclame Aqui para aprimorar a Tomada de Decisão Organizacionalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coBATISTA, Maria da Conceição Moraes-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6613487636748832pt_BR
dc.description.abstractxA well-known problem that the organizations have been going through recently is having detailed data-oriented complaints on Reclame Aqui, the biggest Brazilian website of Customer's Complaint Hub, where they can review others' experiences and see if the desired site is trustworthy. Besides this problem, if some company aims to query its data from the servers of Reclame Aqui, the price is costly, making this entire process even harder. Regarding this scenario, was noticed the opportunity to explore Reclame Aqui's data in a free and legal way using the technique called Web Scraping, creating with that a Decision Support System that will be responsible for making available several Decision Boards, which will be helpful in the process of decision making.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.degree.departament::(CIN-DSC) - Departamento de Sistemas da Computação pt_BR
dc.degree.graduation::CIn-Curso de Sistemas de Informaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/8167265341219263pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Sistemas da Computação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Giovani Albuquerque Villarim de Siqueira.pdf4,64 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons