Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52488

Compartilhe esta página

Título: Drone-transect : analisando a distribuição espaço-temporal de organismos recifais usando veículos aéreos não tripulados - RPA
Autor(es): SILVA, Lynick Jones
Palavras-chave: Antozoário; Recifes e ilhas de coral; Drone
Data do documento: 31-Jul-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Lynick Jones. Drone-transect: analisando a distribuição espaço-temporal de organismos recifais usando veículos aéreos não tripulados - RPA. 2023. Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Como o uso difundido no meio científico os veículos aéreos não tripulados (RPA), conhecidos popularmente como drones, vêm sendo utilizados para análise em regiões costeiras, incluindo o ambiente recifal. Pensando na possível falta de precisão e acurácia dos métodos tradicionais, foi desenvolvido um método inovador intitulado Drone-Transect, a partir das tecnologias de geoprocessamento, para análises ecológicas, capaz de promover uma análise global e precisa do ambiente. O método consiste em capturar a cobertura total de um recife a partir de imagens aéreas, permitindo análises de cunho ecológico. O Local de estudo fica situado no município de Ipojuca, na praia de Serrambi – PE. Foram processados dois lotes de imagens, o primeiro sendo coletado em 2021 em apenas um recife, e o segundo, refere-se a coletas realizadas em 2018, que contam com dois recifes. O método, caracterizado pelo baixo impacto e natureza não-destrutiva, se propõe a ser mais econômico e prático em sua aplicação. A metodologia averiguou, a partir do segundo lote de imagens, a distribuição de Palythoa caribaeorum ao longo do ano em dois recifes distintos, apresentando variações em sua cobertura ao longo do período. O zoantídeo apresentou abundância média de 0,71% ao longo do ano, não apresentando diferenças significativas entre os recifes. Foi possível, também, inferir as taxas de mortalidade ( 83%) e de crescimento(113%). Somado à uma análise de zonas, foi constatado a maior densidade de cobertura de P. caribaeorum entre 20 e 30m da borda recifal. O zoantídeo apresentou abundância média de 0,71% ao longo do ano, não apresentando diferenças significativas entre os recifes. Somado ao cálculo de cobertura e distribuição, dá acesso a compreensão completa da dinâmica do invertebrado recifal ao longo do ano. O trabalho caracteriza-se por apresentar uma nova metodologia não-destrutiva utilizada para análise de recifes costeiros, diminuindo o esforço físico amostral.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52488
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Biologia Animal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Lynick Jones Silva.pdf
  Item embargado até 2025-09-28
2,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons